ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • ALOP

Fórum de Mulheres de Pernambuco entrega dossiê à CPMI sobre violência contra a mulher

16/04/2012

Hoje (16/04), pela manhã, militantes do movimento de mulheres do estado de Pernambuco se reuniram com parlamentares da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra mulheres no Brasil. Estiveram presentes a Senadora Ana Rita (ES), Deputada Federal Jô Moraes (MG), Deputada Federal Keiko Ota (SP), respectivamente, relatora, presidente e vice-presidente da CMPI. Cerca de 30 militantes feministas, representando diversos setores do movimento, participaram do encontro com integrantes da CPMI e relataram informações, denúncias sobre a situação e contexto da violência contra a mulher no estado de Pernambuco. Na ocasião, o Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) entregou o documento “DOSSIÊ FÓRUM DE MULHERES DE PERNAMBUCO PARA A COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUÉRITO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES”. A reunião ocorreu na sede do SOS Corpo, bairro Madalena, Recife.


“A violência cotidiana sofrida por nós mulheres é resultado do patriarcado, sistema de dominação e exploração dos homens sobre as mulheres, que institucionaliza a violência sexista nas práticas sociais e de diferentes instituições de nossa sociedade como a família e o próprio Estado”, aponta o dossiê. O documento elaborado pelo FMPE pretende subsidiar a CPMI a partir do olhar de denúncia do movimento de mulheres visando fornecer informações importantes para a efetiva garantia dos direitos das mulheres e para fortalecer o comprometimento das ações dos governos estadual e municipais sobre essa problemática.


Conteúdo - O dossiê expõe preocupações com o quadro atual da violência contra a mulher em Pernambuco, reiteradas pela experiência de acompanhamento da situação e sistematizadas em vários documentos políticos produzidos pelo FMPE nos últimos anos com base em ações de monitoramento dos serviços . Há uma apresentação de questionamentos a respeito das ações e serviços direcionados a questão da violência no estado. Complementando esse item, o dossiê traz o relatório do monitoramento dos serviços de assistência às mulheres em situação de violência na Região Metropolitana do Recife realizado em 2010 pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco. Em sequência, são compartilhadas inquietações relacionadas a situações de vulnerabilidades sob as quais vivem muitas mulheres, tais como aquelas relacionadas a lesbofobia, ao racismo, das mulheres rurais, das mulheres vivendo com HIV/AIDS, e aquelas relacionadas ao aumento do uso do crack e ao modelo de desenvolvimento implementado no estado. O documento elaborado pelo FMPE abrange ainda relato dos principais entraves à efetivação da política de enfrentamento da violência contra a mulher e as necessidades de avanços com relação à ação do poder executivo para a melhoria da vida das mulheres.

 

Para ler o Dossiê sobre a violência contra a mulher no estado de Pernambuco elaborado e entregue a CPMI pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco CLIQUE AQUI (ou veja o arquivo anexo).

 

 

Sugestão de fontes para entrevista:

Integrantes da Comissão de Enfrentamento à Violência contra as mulheres do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE):

 

Betânia Serrano

Telefone: (81) 9272-4067

 

Sílvia Dantas

Telefone: (81) 8853-0550

 

Verônica Ferreira

Telefone: (81) 9932-2794

 

Outras informações:

Mariana Moreira (assessoria de imprensa do SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia)

(81) 9699-7996

 

Fonte: SOS Corpo

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca