ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • FIP

Em São Paulo, Semana do Meio dará visibilidade à Campanha Não à "Economia Verde"

16/05/2012

Não à Economia Verde!

 

A Campanha Não à “Economia Verde” tem como objetivo combater e denunciar os processos desenvolvidos pelo sistema capitalista – neoliberal na mercantilização da vida.  A proposta quer mobilizar os diferentes movimentos do mundo que já promovem campanhas com este viés e, potencializar essas ações dizendo NÃO a este tipo de economia.

 

Umas das principais discussões e decisões da Rio+20 será em torno da economia verde, com a proposta de que é uma “solução” para o desenvolvimento sustentável e para a erradicação da pobreza. Porém, muitos estudiosos, entidades e movimentos sociais têm analisado que, esta solução nada mais é do que o sistema capitalista neoliberal, em crise no mundo, querendo se “pintar de verde” para continuar o processo depredatório e agora, com a precificação dos bens comuns e naturais da terra.

 

Às vésperas da Rio+20…

 

Portanto, começar a articulação da Campanha às vésperas da Rio+20 é possibilitar aos movimentos, organizações sociais e para à sociedade civil, a reflexão do que está por detrás da “economia verde” proposta pelos governos e pelas grandes corporações. Mesmo que sejam apenas pequenas articulações de divulgações de textos, reflexões nos sites e o logo que diz “Não a esta economia”, já ajudam a despertar o interesse da população para “abrir os olhos” e não se deixar influenciar pelas propostas dessa articulação mundial que busca precificar a vida e, dentro de um sistema neoliberal, nada mais será do que privatizá-la, com o discurso de garantir a “preservação e o desenvolvimento sustentável”. O Sefras considera que é importante chegar à Cúpula dos Povos (mobilização das organizações e movimentos durante a Rio+20) já com alguns esclarecimentos e posicionamento sobre a economia verde proposta na Conferência.

 

Em São Paulo: Semana do Meio Ambiente

 

Anualmente o Sefras, como parte de sua programação institucional, realiza algumas atividades na Semana do Meio Ambiente para os participantes e trabalhadores da instituição. Este ano, por está envolvido e posicionado contra a “Economia Verde”, realizará esta atividade anual voltado para a Campanha. Portanto, no dia 5 de junho, irá montar uma tenda no Largo São Francisco, centro de São Paulo, para dar visibilidade a Campanha e com isso, informar a população sobre o processo de mercantilização da vida e precificação dos bens comuns e naturais da terra.

 

Grupo de Articulação da Campanha Não à “Economia Verde” em SP

 

Algumas pequenas ações de articulação já começaram acontecer em São Paulo. No último dia 19 de abril, o Sefras convocou os movimentos e organizações sociais para apresentar a proposta da Campanha. Nesta reunião foram tiradas algumas propostas para serem encaminhadas para a reunião nacional no dia 9 de maio, no RJ. Entre as sugestões foi pensada uma ação durante a semana do meio ambiente, aproveitando a programação que o Sefras já realiza.

 

Para isso, no dia 17 de maio, às 17h, no Centro Franciscano (R. Riachuelo, 268 – Centro) a equipe que já começou a se reunir para articular a Campanha em São Paulo, irá construir esta ação.

 

Quer participar?

 

Para nós é de fundamental importância a presença de movimentos, organizações e cidadãos da sociedade civil, que queiram se posicionar, para construir conosco esta ação que atenta aos bens comuns e a vida no planeta. Venha participar conosco dessa reunião no dia 17/05. Confirme sua presença pelo e-mail: comunicacao@sefras.org.br ou articulacao@sefras.org.br

 

Entenda melhor:

 

Dia: 17 de maio

Atividade: Reunião de articulação da Campanha em São Paulo para a construção da ação (Tenda) na Semana do Meio Ambiente.

Local: Rua Riachuelo, 268 – Centro de São Paulo (atrás do Largo São Francisco)

Horário: Às 17h

 

Dia: 05 de junho

Atividade: Tenda da Campanha Não à Economia Verde (Semana do Meio Ambiente)

Local: Largo São Francisco Centro de São Paulo

Horário: Das 9h às 17h

 

Fonte: Sefras, por Fabiano Viana.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca