ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Centro cultural feminista do SOS CORPO debate RIO+20, justiça socioambiental e exploração do trabalho das mulheres

21/05/2012

Qual a situação do trabalho das mulheres em um contexto de crise do capitalismo? Como a RIO+20 atinge a vida das pessoas? Como combater a super exploração do trabalho e da natureza? Para discutir e aprofundar questões como essas, o O SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia realizará, como atividade do centro cultural feminista neste mês de maio, debate sobre a RIO+20. Será na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, a partir das 18h30, no bairro da Madalena, Recife/PE.

 

Para fazer provocações e lançar perspectivas sobre o tema “Rio+20 – Isso nos atinge!”, são convidadas: Analba Brazão, da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB); Rosane Silvia, da Secretaria Nacional das Mulheres Trabalhadoras da CUT – Central Única dos Trabalhadores/as; Mércia Alves, do Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) e do Fórum Regional de Reforma Urbana (FERU); e Ana Dubeaux, do Fórum de Economia Solidária. O debate é aberto a participação de todas e todos.

 

A Rio+20 Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável acontece de 13 a 22 de junho deste ano. Mais uma vez, e 20 anos após a Eco 92, os chefes de Estado do mundo todo irão se reunir na Cúpula de Presidentes para traçar os rumos do desenvolvimento e seus impactos no meio ambiente. A iniciativa deveria analisar o cumprimento dos acordos entre os países firmados na Eco 92 e nas Conferências específicas que a sucederam. Porém, este encontro internacional está se configurando como um espaço para os governos discutirem a 'economia verde', ou seja, o grande foco é tentar salvar o capitalismo da crise atual a partir da apropriação total da natureza, transformando tudo em mercadoria - terra, água, sementes, ar, florestas.

 

Para fazer frente a esta lógica e reforçar a luta contra o capitalismo, o machismo, o racismo e a homofobia, instituições e movimentos sociais estão organizando a Cúpula dos Povos, em defesa do planeta e de seus recursos naturais. O encontro irá ocorrer de 15 a 23 de junho, paralelamente a Rio+20, e será um espaço de expressão da crítica à falsa alternativa do capitalismo verde, esta nova forma de super exploração do trabalho e da natureza. Várias estratégias e ações estão sendo planejadas, como caminhadas, acampamentos, protestos, atos públicos, além de debates e atividades auto-gestionadas. Na programação, haverá momentos próprios para reflexão e ação feminista, que serão promovidos por movimentos de mulheres. A Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), po exemplo, vem realizando, desde o início do ano, uma grande mobilização nacional, com debates em todos os fóruns estaduais para organizar e mobilizar as mulheres militantes para a Cúpula dos Povos.

 

Ao promover a discussão sobre exploração e meio ambiente associada à divisão internacional do trabalho, mundialização do capital, crítica ao produtivismo, o debate do mês de maio do centro cultural feminista do SOS CORPO é um momento importante da ação feminista por ocasião da Rio+20. Também se configura como um espaço de preparação e articulação para a Cúpula dos Povos, ressaltando a luta do movimento de mulheres por direitos no campo do trabalho e por justiça socioambiental.

 

SERVIÇO:

Centro Cultural Feminista do SOS Corpo debate: “Rio+20 – Isso nos atinge!”

Data: Quinta-feira, dia 24 de maio de 2012

Hora: 18h30

Local: Centro Cultural Feminista do SOS Corpo (Rua Real da Torre, 593, Madalena – Recife/PE)

 

Sugestões de fontes para entrevistas:

Carmen Silva – integrante da coordenação do SOS Corpo

Analba Brazão – Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB)

 

Assessoria de imprensa:

Mariana Moreira

(81) 9699-7996

marimoreira.comunica@gmail.com

 

Fonte: SOS Corpo

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca