ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil

Movimentos Sociais debatem novo Código Florestal na Câmara dos Deputados

22/05/2012

Nesta terça-feira (22), a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar vai realizar um debate a respeito do novo Código Florestal, em Brasília. A reunião, que acontecerá no Plenário 13, Anexo II, da Câmara dos Deputados, fará parte da agenda do Grito da Terra Brasil e irá reunir representantes de vários movimentos sociais e de organizações representativas da agricultura familiar.

 

Sobre o tema, especificamente, o deputado propôs que seja promovido um debate prático sobre o desenvolvimento sustentável destas propriedades.

 

O Artigo nº 8 da proposta do Senado prevê a utilização das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) no caso de utilidade pública, baixo impacto ambiental e interesse social – situações que, em sua maioria, estão relacionadas à atividade da agricultura familiar.

 

Nestes casos, segundo a proposta, os agricultores familiares que queiram utilizar as áreas de forma econômica (desde que inscrito no Cadastro Ambiental Rural – CAR), terão o procedimento de licença simplificado, por meio de uma declaração. O detalhamento deste procedimento deve ser regulamentado posterior à aprovação do novo código.

 

Para o deputado Assis, o Código Florestal vigente, que tinha como base a Lei nº 4771/65, foi sendo modificado pelas inúmeras alterações feitas ao longo do tempo e, certamente, precisava de uma atualização. Por este motivo, o parlamentar apresentou, em 2009, uma proposta de atualização do código, embora focada na agricultura familiar (Projeto de Lei nº 5898/2009). “Quando falamos de agricultura familiar, estamos falando da grande maioria dos produtores rurais deste país, por isso falamos de uma questão de alto cunho social”, observa Assis.

 

O evento contará também com a presença do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA (ministro Pepe Vargas), Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento - MAPA (representante), Contag, Via Campesina e Fetraf.

 

Fonte: Página do MST.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca