ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Mobilização nacional: vigília e serenata antes do veto presidencial

24/05/2012

Acontecerá nos próximos dias 24 e 25 de maio uma vigília pelo o veto total do novo Código Florestal. A ideia é reunir toda a sociedade que aderiu à campanha, para pedir à presidente Dilma Rousseff que cumpra promessa feita durante campanha eleitoral de veto projeto de lei. A ação é uma realização do Comitê Nacional em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, coalizão formada por cerca de 200 organizações da sociedade civil brasileira.


A vigília será uma transmissão pelo site www.florestafazadiferenca.org.br e conta com o apoio e parceria da Casa Fora do Eixo. Entre os convidados para falar sobre a importância do veto integral ao novo Código Florestal estão João Paulo Capobianco, presidente do conselho do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e conselheira do IDS, Maria Cecilia Wey de Brito, secretária-geral do WWF-Brasil, Rebeca Lerer, da Matilha Cultural, Belloyanis Monteiro, da SOS Mata Atlântica, Tasso Azevedo, sócio-fundador do IDS, Marcio Astrini, do Greenpeace, Ivan Valente, deputado federal (PSOL-SP), Alexandra Reschke, secretária executiva IDS, entre outros.

 

Vão atuar como âncoras os jornalistas Heródoto Barbeiro, Renata Simões, Marina Person, Lino Bocchini, Paulina Chamorro, Carolina Stanisci e Ricardo Carvalho.

 

No dia 24, às 14h, haverá um tuitaço com a hashtag  vetatudodilma, que já vem liderando as redes sociais. Neste mesmo dia, às 18h, em Brasília, uma serenata vai reunir representantes de movimentos sociais, ONG’s e estudantes na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto. O ato contará com um painel eletrônico que mostrará, ao vivo, as adesões à petição da Avaaz   http://www.avaaz.org/po/brasil_veta_dilma/?sbc, que já alcançou mais de 1,9 milhão de assinaturas contrárias a esta aprovação.

 

Haverá também a apresentação de músicos regionais e performances artísticas. O objetivo é mostrar o descontentamento e reprovação a este texto que não acolheu a manifestação da sociedade, de lideranças e da comunidade científica. (Veja as 13 razões para o Veto integral da presidente no link).

 

Aprovado pela Câmara dos Deputados, em 25 de abril, o projeto está agora no Palácio Planalto, onde será sancionado pela presidente. Dilma tem até o dia 25 de maio para vetar integralmente ou em partes o projeto de lei que altera o Código Florestal, que promove anistia a quem desmatou e incentiva novos desmatamentos.

 

O Comitê ressalta que o Brasil está às vésperas de sediar a Rio+20, conferência que colocará a questão socioambiental brasileira em evidência no cenário internacional. É o momento de sermos um bom exemplo para outros países, porém, caso o projeto de lei aprovado pela Câmara seja aprovado, ainda que parcialmente, corremos o sério risco de vivenciarmos um dos mais graves retrocessos na área.

 

Sobre o #florestafazadiferenca.

 

Campanha de apoio ao Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, recebeu este ano o prêmio Grand Prix do Greenbest. No Youtube, mais de 1,2 milhão de pessoas assistiram aos vídeos da iniciativa, que tem cerca de 40 mil fãs no Facebook, se tornando referência para o recebimento e compartilhamento de memes, trilhas e outros materiais sobre o #vetadilma. Artistas como Wagner Moura, Rodrigo Santoro, Lenine, Regina Casé, Victor Fasano, entre outros, aderiram desde o início à mobilização. Camila Pitanga e Hebe Camargo pediram publicamente o #vetadilma.

 

Anote na agenda:

Vigília:

Quinta-feira, 24/5 – das 18h às 24h

Sexta, 25/5 – das 9h às 19h

www.florestafazadiferenca.org.br

@foradoeixo e www.facebook.com/foradoeixo

 

Serenata para a Dilma

Quinta-feira, 24/5 – a partir das 18h

Local: Praça dos 3 Poderes, em frente para o Palácio do Planalto

 

Fonte: SOS Mata Atlântica

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca