ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil

Agências reforçam importância da participação de parceiros brasileiros no PAD

28/05/2012

Em carta coletiva enviada aos parceiros brasileiros, as agências AIN, EED, Christian Aid, ICCO, Pão Para o Mundo e Heks reforçam a importância de as organizações e movimentos brasileiros participarem do processo de execução do Plano de Ação para o período 2012-2014 do PAD.

 

No documento, as agências afirmam que a experiência de cada organização  contribuirá para enriquecer e fortalecer esta nova fase do processo. Elas se colocam à disposição para esclarecer dúvidas a respeito do plano e reafirmam o compromisso com o PAD.

 

Confira abaixo um resumo adaptado do teor da carta.

 

Um breve balanço

 

O PAD (Processo de Articulação e Diálogo entre Agências Ecumênicas Europeias e suas Organizações Parceiras no Brasil)  tem se consolidado como um importante espaço de concertação das relações Norte-Sul, Norte-Norte e Sul-Sul, no âmbito do movimento ecumênico.

 

É caracterizado pela diversidade e multilateralidade do diálogo e pelo debate sobre desenvolvimento e direitos humanos, com enfoque nos DhESC(A) – Direitos Humanos, Civis e Políticos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.

 

Entre 2002 a 2011, a trajetória do PAD apresentou importantes acúmulos e resultados, em termos de aprofundamento conceitual e produção de conhecimento sobre os DhESC(A); atualização e troca de informações sobre o contexto da cooperação internacional ecumênica na Europa e no Brasil; construção de relações de confiança e corresponsabilidade entre agências ecumênicas e organizações parceiras; articulação e mobilização para a exigibilidade dos DhESC(A); enraizamento da abordagem de direitos no âmbito da cooperação internacional ecumênica e o importante reconhecimento obtido na cooperação ecumênica

 

Envolvimento e Plano de Ação

 

Reforçamos a importância do envolvimento da sua organização  na próxima fase deste Processo. O Plano de Ação 2012-2014 refletirá as transformações que ocorreram no cenário da cooperação internacional em virtude das mudanças operadas nos cenários nacional e internacional e suas implicações para a ação dos movimentos e organizações sociais empenhados na luta por direitos e justiça social no Brasil.

 

O foco programático deste PdA está concentrado no desenvolvimento de três linhas de ação, com iniciativas orientadas para o objetivo de aprofundar a interlocução e a incidência política no campo da cooperação ecumênica, a partir do eixo temático Desenvolvimento e Dhescas.

 

A Linha de Ação I compreende ações de produção de materiais.

A Linha de Ação II está focada em iniciativas de capacitação.

A Linha de Ação III se destaca pela abrangência das ações e das funções concebidas para a articulação, incidência, comunicação, visibilidade e diálogo internacioal .

 

Como parte desta ação, haverá diversas reuniões e rodas de diálogo nacional e internacional do PAD, bem como iniciativas de articulação com as outras redes e fóruns afins, principalmente com os Fóruns Ecumênicos de ACT (Ação Conjunta das Igrejas) do Brasil e América do Sul, dado o significativo papel desta articulação para as relações de parceria e cooperação ecumênica.

 

Fonte: PAD

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca