ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fastenopfer
  • REDES

    • FIP

Cendhec inicia atividades do projeto Do Trabalho Infantil à Participação

11/06/2012

Nesta terça-feira (12 de junho), data que marca o Dia Mundial e Nacional de Combate ao trabalho Infantil, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) está iniciando as atividades com o novo grupo de Adolescentes contra o Trabalho Infantil, desenvolvido através do projeto Do Trabalho Infantil à Participação, realizado com o patrocínio do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras. O projeto será desenvolvido até o primeiro semestre de 2014.

 

A atividade inaugural do projeto acontece nesta terça-feira, às 14h, na sede do Cendhec, no bairro da Madalena. Ao todo, estarão participando do processo 25 adolescentes, com histórico do trabalho infantil, com idade entre 13 e 16 anos, moradores e moradoras de comunidades de baixa renda da cidade do Recife.

 

O objetivo do projeto é inserir o novo grupo cada vez mais nos espaços que visam a formulação de políticas públicas para defender questões importantes para os direitos de crianças e adolescentes. Para isso, estarão passando por um processo de formação sobre as temáticas dos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes, que inclui temas como História da Infância, Estatuto da Criança e do Adolescente, Atuação dos Conselhos de Direito e Tutelares, Violência Doméstica e Sexual e Exploração do Trabalho Infantil. Também vão participar de Oficinas sobre Comunicação, onde poderão exercitar uma abordagem mais crítica sobre os veículos de comunicação e defender a bandeira por uma Comunicação como Direito Humano.

 

“Essa é uma ação voltada para fortalecer adolescentes e jovens a exercerem o controle social sobre a política de prevenção e erradicação do trabalho infantil. Para tanto, o Cendhec subsidia os mesmos para participação em espaços de discussão da política pública e como multiplicadores de informações junto a crianças e adolescente e jovens.”, destaca a assistente social do projeto, Janaina Pedrosa.

 

A meta do projeto é multiplicar o conhecimento sobre trabalho infantil para mais de 1500 crianças e adolescentes na faixa etária entre 08 e 18 anos, inseridas nas escolas públicas e nas instituições parceiras do projeto. Os adolescentes também vão acompanhar o cumprimento das ações do Plano Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador, aprovado no ano passado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PE).

 

Além disso, o projeto Do Trabalho Infantil à Participação contará com atividades de comunicação, visando a sensibilização da população quanto aos riscos do trabalho infantil e suas consequências. Contará com produções de boletins eletrônicos e de materiais de sensibilização, além da elaboração de campanha. Outra atividade do projeto será a produção de um Guia Metodológico para Elaboração de Planos Municipais de Erradicação do Trabalho Infantil, para ajudar gestores e à sociedade dos municípios pernambucanos, como uma ferramenta de apoio para impulsionarem os processos de elaboração dos planos.

 

Fonte: CENDHEC

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca