ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • FIP

Idec na Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

15/06/2012

Neste mês o Brasil está sediando a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-UNCSD, a Rio+20, que acontece de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.


A Conferência tem como objetivo assegurar um comprometimento político para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

Conta com a presença de Chefes de Estado e de Governo e sociedade civil,  com o propósito de resultar em propostas na a produção de um documento político focado para o desenvolvimento sustentável.

A Conferência tem como temas principais para as discussões: Economia Verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a Institucionalidade Global.

Paralelamente à Conferência oficial das Nações Unidas, acontece a Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental. É um espaço organizado pela sociedade civil global onde  redes e grupos da sociedade civil de diversos países irão se reunir por Justiça Social e Ambiental e acontece entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo.

A Cúpula dos Povos será um espaço para a sociedade civil questionar a pauta oficial da Rio+20 considerada insatisfatória  para lidar com a crise do planeta, causada pelos modelos de produção e consumo capitalistas.

O Idec na Rio +20

 

O Idec estará presente no espaço oficial da Conferência que acontece no Rio Centro e  na Cúpula dos Povos no Aterro do Flamengo.

Idec na Conferência Oficial

 

No espaço oficial da Conferência, o  Idec em parceria com  Consumers International,  o El Poder de Consumidor, Colectivo Ecologista Jalisco, and Confederación Espanhola de Consumidores y Usuários - CECU, promove o Side Event, (eventos paralelos que acontecem durante a Conferência dentro do espaço Oficial) “A Voz do Consumidor”, no dia 18. O objetivo deste evento é apresentar Plataforma dos Consumidores para Rio +20 criado e assinado por organizações de consumidores ao redor do mundo.

 

Saiba mais sobre a plataforma e o Manifesto dos Consumidores "O futuro que queremos já" na página especial que o Idec preparou para a Rio+20 - http://www.idec.org.br/riomais20/

Outros eventos paralelos acontecem diariamente no Pavilhão T e Pavilhão 3, e está aberto apenas aos participantes credenciados para a conferência.

Idec na Cúpula dos Povos


Na Cúpula dos Povos, que acontece de 15 a 23 de junho, no Aterro do Flamengo, o Idec estará presente de 17 a 22 de junho. Iremos promover o Idec na Rua com distribuição de material de educação para o consumo com dicas e orientações, a Oficina de Faxina Ecológica, com dicas de como fazer produtos de limpeza ecológicos a base de limão, bicarbonato de sódio e vinagre, o Banner itinerante #EuConsumoDiferente, recebendo mensagens dos consumidores para a Rio+20, Ações de Rua para divulgar e colher a ssinatura para a Campanha de eficiência energética veicular obrigatória e o Debate sobre obsolescência programada com exibição do filme "Light bulb Conspiracy" em pareceria com Abong (Associação Brasileira de Ongs).

Programação

Confira a programação das atividades que o Idec participa e promove durante a Rio+20:

13 a 15 de junho
Forum de Pesquisa Global - Consumo e Padrões Sustentáveis
Debate dentro do processo oficial da Rio+20. Organizado pelo Idec e com a participação de outras entidades. Irão discutir a produção e o consumo sustentável.

 

Horário: 12h às 20h30 (13), 8h30 às 21h30 (14) e 8h30 às 18h30 (15)
Local: ESPM, Rua do Rosário, 90, Centro


17 a 22 de junho
Idec na Rua

 

Equipe e voluntários do Idec estrarão distribuindo material de educação para o consumo e oferecendo dicas e orientações sobre consumo sustentável e outros problemas de consumo.

 

Horário: 9h às 19h
Local: Cúpula dos Povos, Estande 42, Aterro do Flamengo


17 a 22 de junho
Banner #EuConsumoDiferente
Vamos circular pela Cúpula dos Povos com um banner gigante itinerante onde os consumidores poderão escrever seus recados para os governantes que particiapam da Rio+20. As mensagens que chagarem pelo twiiter com a hashtag #Euconsumodiferente, também serão inseridas no banner.

 

Horário: 9h às 19h
Local: Cúpula dos Povos

18 de junho
Sid Event “Vozes dos Consumidores na Rio+20”
Em pareceria com a Consumers International e outras organizações de defesa do consumidor do mundo todo o Idec realiza e promove este evento com o objetivo de apresentar no espaço Oficial da Rio+20 a Plataforma dos Consumidores e o Manifesto pelo consumo sustentável, com a colaboração de entidades e consumidores do mundo todo, o documento traz dez propostas para que os governos se comprometam com ações concretas para a mudança de padrões de produção e consumo.

 

Horário:15h30 às 17h,
Local: Rio Centro, Pavilhão T, Sala 10 (este evento estará aberto apenas aos participantes credenciados para a conferência)


20 de junho

 

Ação de Rua Campanha  Desencalhe a Etiqueta

 

Etiqueta da campanha Desencalhe a Etiqueta percorre as ruas do Rio de Janeiro conscientizando os consumidores da importância da etiquetagem veicular, sobre consumo de combustível e emissão de poluentes.

 

Horário: 11h às 16h
Local: Cúpula dos Povos, Aterro do Flamengo (11h às 13h) e Largo da Carioca, Centro (14h às 16h)


20 de junho
Marcha Global
Marcha  organizada pela sociedade civil pelo desenvolvimento sustentável

 

Horário: 15h
Local: Concentração na Avenida Rio Branco x Presidente Vargas


21 de julho
Oficina de Faxina Ecológica
Equipe do Idec ensinará a fazer produtos de limpeza ecológicos, seguros e baratos a base de limão, bicarbonato de sódio e vinagre.

 

Horário: 11h às 14h
Local: Cúpula dos Povos, Tenda T2E “Olga Benário”, Aterro do Flamengo


22 de junho
Debate contra a Obsolescência Programada
O Idec e a Abong (Associação Brasileira de Oroganizações Não Governamentais) realizam em parceria o debate sobre Obsolescência programada, com a exibição do filme da diretira, Cosima Dannoritze, "The light bulb conspiracy". O objetivo do debate é discutir o curto tempo de vida dos produtos.

 

Horário: 13h00 às 15h00
Local: Tenda Ágora Ambiental, Museu da República - Rua do Catete, 153

 

Fonte: Idec

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca