ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

Simpósio reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir geração de energia elétrica no Brasil

18/06/2012

Em 18 de junho, como parte das atividades paralelas à Rio+20, acontece no Rio de Janeiro o simpósio Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios, com o objetivo de fomentar o diálogo entre especialistas, governo, setor privado e sociedade civil a respeito de experiências inovadoras e novas formas de geração de energia no Brasil. O evento marcará, também, o lançamento de uma publicação a respeito do tema e levantará questões como a capacidade de a energia solar e eólica atenderem à crescente demanda por eletricidade; barreiras, oportunidades empresariais e de investimento nos mercados emergentes de energia limpa e estudos de casos internacionais sobre energia renovável que podem ser aplicados ao atual panorama energético brasileiro.

 

O evento será composto por dois painéis - Planejamento de demanda e eficiência energética e Alternativas para a geração de energia elétrica no Brasil: políticas públicas, investimento e estudos de caso internacionais. Entre os palestrantes confirmados estão Célio Bermann, professor-pesquisador, Universidade de São Paulo; Philip Fearnside, professor-pesquisador, Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia; Marcelo Furtado, diretor executivo, Greenpeace Brasil; Danny Kennedy, fundador e presidente, Sungevity; Christine Lins, secretária executiva, REN 21; Élbia Melo, presidente executiva, Associação Brasileira de Energia Eólica; Felício Pontes, procurador do Ministério Público Federal do Pará; Adriana Ramos, secretária executiva adjunta, Instituto Socioambiental; Stefan Schurig, diretor de energia e clima, World Future Council Foundation; Jigar Shah, membro do conselho de administração, Carbon War Room e Altino Ventura Filho, secretário de planejamento e desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia.

 

O simpósio é uma realização da Amazon Watch, Instituto Humanitare e Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com TckTckTck, Instituto Socioambiental (ISA), Rios Internacionais e Movimento Gota D´Água. Para participar basta se inscrever pelo site (www.simposioenergia.com.br). O evento é gratuito e as vagas, limitadas.

 

Sobre a publicação

 

Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios, que conta com prefácio de Marina Silva, marca um processo pioneiro em que diversos segmentos da sociedade se juntaram para somar suas expertises na área de soluções e políticas para o setor elétrico brasileiro. É resultado da união de esforços das organizações Instituto Socioambiental (ISA), Greenpeace Brasil, Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Rios Internacionais, Amazon Watch e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

 

A publicação reúne artigos de Célio Bermann, professor-pesquisador, Universidade de São Paulo; Oriana Rey, advogada e assessora do Programa Eco-Finanças, Amigos da Terra - Amazônia Brasileira; Philip Fearnside, professor-pesquisador, Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia; Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace Brasil e doutor em planejamento energético pela Escola Politécnica da USP; Brent Millikan, diretor do Programa Amazônia, Rios Internacionais – Brasil (Campanha Amazônia Viva); Roberto Kishinami, consultor em energia elétrica; Raul do Vale, advogado e coordenador do Programa de Políticas Públicas do ISA. Exemplares da publicação serão distribuídos gratuitamente.

 

Serviço

 

Simpósio Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios

www.simposioenergia.com.br - 18 de junho de 2012

Credenciamento - 8:30 | Duração: 9h – 13h | Almoço: 13h – 14h

 

Lançamento da publicação e coletiva de imprensa: 14h – 15h

Credenciamento para imprensa pode ser feito pelo e-mail inscricoes@simposioenergia.com.br

 

Local: Planetário, Rio de Janeiro - Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea

 

Informações para imprensa

 

Simpósio:

Maria Ines Zanchetta - ines@socioambiental.org

Karina Miotto - karina@amazonwatch.org

 

Publicação:

Paula Moreira - paulamoreiraconsulting@hotmail.com

 

Fonte: Página do ISA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca