ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • FIP

"Deitaço" denuncia repressão a moradores de rua em São Paulo

27/07/2012

Cerca de sessenta pessoas participaram, na tarde de ontem (26), de uma manifestação exigindo o fim das ações violentas e da remoção forçada da população de rua, realizadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo.

 

O grupo, que estava bem vestido, estendeu cobertores de feltro e se deitou na frente da Catedral da Sé, logo abaixo do Marco Zero. De acordo com os organizadores, o ato pretendeu questionar a diferença de tratamento dado ao povo de rua e aos "bem aparentados".

 

O ato foi organizado por um grupo teatral e convocou pessoas pelas redes sociais para participar da ação. Enquanto passantes olhavam curiosos para a cena, uma viatura da Guarda Civil desviou do grupo e foi embora ao passar pelo local.

 

De acordo com a atriz Marina Tranjan, da Cia. Auto Retrato, a ideia de realizar a manifestação surgiu após o grupo presenciar uma abordagem violenta da GCM contra moradores de rua que tiveram seus pertences apreendidos.

 

Marina ainda conta que ela  e seus amigos estavam próximos também com coisas espalhadas pelo chão mas não foram perturbados pela guarda.

 

A atriz ainda explicou que esta ação simbólica visa sensibilizar as pessoas para que denunciem abordagens truculentas contra a população de rua.

 

Cabe lembrar que em 4 de julho, o promotor de direitos humanos do Ministério Público Estadual, a Alexandre Marcos Pereira denunciou que sob ordem da Prefeitura, a GCM tem cometido abusos em abordagens. A ação exige uma indenização de vinte milhões de reais, que também seriam destinados a projetos sociais.

 

Fonte: Agência Pulsar

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca