ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

Maria Betânia Ávila, pesquisadora do SOS CORPO, participa do Congresso Internacional do Centro Celso Furtado

14/08/2012

celso

 

De 15 a 17 de agosto, no Rio de Janeiro, o Congresso reunirá intelectuais, estudantes, pessoas do meio acadêmico e político, como as economistas Maria da Conceição Tavares e Tânia Bacelar. O tema da palestra da feminista Betânia Ávila será “Os movimentos sociais e o desenvolvimento nacional".

 

O “1o Congresso Internacional do Centro Celso Furtado - A crise e os desafios para um novo ciclo de desenvolvimento” será realizado de 15 a 17 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro. Na tarde do dia 16 de agosto, como palestrante, Maria Betânia Ávila irá compor a mesa redonda “Os movimentos sociais e o desenvolvimento nacional”. Também irão palestrar sobre este tema: Itamar Silva (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. - Ibase) e João Pedro Stedile (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST).

 

Intelectuais, professoras/es e responsáveis políticos se reconhecendo na obra e ação pública de Celso Furtado propuseram os temas de debates que irão ocorrer durante este primeiro Congresso, apontando para alguns dos principais desafios que se põem à sociedade brasileira diante da incerteza da crise. Assim, serão discutidos os temas: Novo Desenvolvimentismo; Desenvolvimento e a Dimensão Territorial no Planejamento de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil; Integração da América do Sul: desafios do desenvolvimento regional no século XXI; Governo, desenvolvimento e equidade: uma agenda de pesquisa para as ciências sociais no Brasil; Sustentabilidade do desenvolvimento e impactos socioambientais e territoriais do crescimento econômico; A importância da dimensão política no novo ciclo de desenvolvimento brasileiro; Transformações recentes no Nordeste e os desafios para as novas políticas de desenvolvimento; Novas abordagens sobre o pensamento de Celso Furtado; Desafios da política social no Brasil; Crise Internacional.Algumas das mesas do Congresso “A crise e os desafios para um novo ciclo de desenvolvimento”, com comunicações dos participantes e debates, são de porte mais acadêmico, outras mais políticas.

 

O Congresso do Centro Celso Furtado se dirige a estudantes, professores/as e pesquisadores/as de formações diversas, mas também ao público em geral, interessado nos rumos do desenvolvimento do país.

 

Palestras - Participam como conferencista e palestrante, respectivamente, a economista e fundadora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICE), Maria da Conceição Tavares, e a economista Tânia Bacelar, que preside o Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado. Veja AQUI a relação completa dos/as palestrantes e conferencistas convidados/as.


Serviço:

1o Congresso Internacional do Centro Celso Furtado
Dias: 15, 16 e 17 de agosto de 2012 
Local: Centro de Estudos do BNDES (Av. Chile, 330 - 8. andar, Centro, Rio de Janeiro, Brasil.

Outras informações: www.centrocelsofurtado.org.br

 

Fonte: Centro Celso Furtado e IAA Comunicação

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca