ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil

Cendhec conclui segunda turma do curso É de Direito

17/08/2012

Segunda turma do curso reuniu profissionais que atuam no sistema socioeducativo

 


Foram encerradas nesta quinta-feira (16 de agosto) as aulas da segunda turma do curso É de Direito: Proteção e Justiça para Crianças, Adolescentes e Jovens, promovida pelo Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec). Essa turma teve como foco profissionais do Sistema Socioeducativo que atuam na Região Metropolitana de Recife.


Mantendo a parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/Escola de Conselhos e o Centro de Formação de Professores Paulo Freire, da Prefeitura do Recife, a segunda Turma contou com a participação de 40 profissionais. Participaram integrantes das Unidades de Internação de Abreu e Lima, Jaboatão, CENIP (internação provisória), CASEM (semiliberdade) e CASE Santa Luzia. O Curso tem 120 horas/aula, dividido em oito módulos e é reconhecido como um Curso de Aperfeiçoamento pela UFRPE, através da Escola de Conselhos.


No meio aberto, o curso contou com alunos do Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS (execução das medidas socioeducativas em meio aberto). Participaram também representantes do Poder Judiciário (Vara da Infância e Juventude) no intuito de integrar os atores que atuam no extenso Sistema Socioeducativo.


O projeto É de Direito é coordenado pela Fundação Abrinq / Save The Children e é co-financiado pela União Europeia. O objetivo do curso é contribuir com a formação de profissionais dos sistemas de atendimento, segurança e justiça, tanto do sistema protetivo como no socioeducativo, fornecendo maior conhecimento e aprofundamento de normas e padrões referentes aos direitos da infância e juventude, além de debater sobre discriminação, estereotipagem e violência.


Em setembro, o Cendhec estará iniciando mais duas Turmas do Curso É de Direito, cada uma com 50 pessoas , sendo uma para profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo e outra para o Sistema Protetivo. Em função disso, estamos recebendo, ainda, inscrições para o fechamento dessas turmas, de: profissionais que atuam em Casas de Acolhida (ONGs e IASC), 6 Unidades Socioeducativas (CASE Abreu e Lima, CASE Jaboatão, CASE Santa Luzia, CENIP Recife, CENIP Santa Luzia, CASEM Recife I), CREAS e/ou ONGs que atuam com Medidas Socioeducativas em meio aberto, membros de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos , membros do Ministério Público, do Poder Judiciário (com seus diversos núcleos), da GPCA, da ASCRIAD (PM/PE), da Defensoria Pública - sendo todos aqueles que atuam nessas temáticas na área da infância). Os municípios abrangidos pelo projeto são: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Maiores informações, através do telefone: (81) 3227-7122.

 

Fonte: Cendhec

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca