ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Pastorais Sociais, Organismos da CNBB e movimentos sociais realizam seminário sobre a 5a SSB

22/08/2012

Nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2012 bispos, coordenadores das pastorais sociais, organismos e movimentos sociais realizam um seminário em preparação da 5ª Semana Social Brasileira. As atividades iniciaram com uma avaliação do processo e realização da Cúpula dos Povos que aconteceu no mês de junho passado. Os outros dias serão dedicados ao processo de realização da 5ª Semana Social Brasileira com um estudo do tema proposto "Estado para que e para quem” e os encaminhamentos de continuidade tendo em vista o momento nacional que acontecerá de 20 a 25 de maio de 2013. O encontro está acontecendo no Instituto São Boaventura situado no Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) quadra 915 – Brasília - DF.

 

Para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz e Bispo de Ipameri – Goiás, dom Guilherme Werlang, esse momento será de olhar para o que foi feito até aqui nesse processo que começou em 2011, "perceber quais os ganhos até aqui, avaliar e encaminhar os próximos passos, como também começar a coletar as sistematizações que devem chegar dos regionais, das dioceses, das pastorais sociais e dos movimentos sociais do Brasil”.

 

Encontro da Coordenação Nacional das Pastorais Sociais

 

Os coordenadores das pastorais sociais e organismos da Igreja do Brasil estão reunidos do Instituto São Boaventura com os objetivos de fortalecer a articulação entre as pastorais sociais e organismos da CNBB, dar visibilidade às práticas das pastorais sociais e organismos enquanto serviço da Igreja, e compreender o "chão” do trabalho das pastorais sociais e organismos e olhar para os desafios atuais. No dia 20, foi realizada uma analise de conjuntura seguida da partilha das atividades das pastorais sociais e organismos.

 

Ontem, 21, as pastorais sociais e organismos discutiram as perspectivas das pastorais sociais, organismos e movimentos sociais, com a contribuição de Rosilene Wansetto, integrante da Rede Jubileu Sul Brasil, do professor José Antonio Moroni, do Inesc, e do professor padre José André da Costa, do Instituto de Filosofia Berthier.

 

A reflexão dos expositores buscou localizar o diálogo entre pastorais e organismos sociais da CNBB com o movimento social pensando em perspectivas futuras. "Este momento de reflexão é importante porque historicamente as pastorais sociais e movimentos sociais no Brasil fazem uma caminhada unida pautando lutas e desafios comuns para uma melhoria das condições de vida do povo, por isso é importante retomar esse processo, essas articulações”, afirma padre Ari dos Reis.

 

Além de dom Guilherme Werlang, os bispos dom José Moreira Neto (Três Lagoas – MT), dom José Luis Salles (Pesqueira – PE), dom Enemésio Lazzaris (Balsas – MA), dom Pedro Stringhini (Franca – SP) e Dom Sebastião (Viana – MA), participam do encontro nacional das pastorais sociais. Participa também do encontro um representante de cada pastoral social e organismo.

 

Semana Social Brasileira

 

As Semanas Sociais são parte da ação evangelizadora da Igreja em muitos países. Uma nova Semana Social Brasileira tem como primeira referência a experiência das semanas anteriores, com a clara consciência de que não se trata de repetir fórmulas.

 

Visite a página eletrônica www.semanasocialbrasileira.org.br e acesse as mídias virtuais.

 

Contatos: Padre Ari dos Reis, assessor da CNBB - Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz ou Francisco Vladimir, assessor de comunicação da 5a. Semana Social Brasileira (85) 8922 0089, (85) 9969 7804 ssbcomunicacao@cnbb.org.br

 

Fonte: Adital, por Francisco Vladimir Lima da Silva

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca