ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Jovens do Hip Hop promovem e participam de encontro feminista

23/08/2012

Com apoio do SOS CORPO, Projeto Máfia do Batom será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, no bairro da Madalena, em Recife.

 

MC's, B-Girls, grafiteiras irão se reunir para discutir temas como violência contra mulher e machismo dentro do Hip Hop.

 

O Flores Crew, coletivo feminista formado por mulheres e homens que fazem parte do movimento Hip Hop, promoverá, neste sábado e domingo, 25 e 26 de agosto, o Projeto Máfia do Batom. O Encontro, que conta com o apoio do SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia, irá acontecer das 14h às 18h, na sede desta instituição, localizada no bairro da Madalena, em Recife, Pernambuco. A participação é restrita a pessoas já convidadas. Já confirmaram a presença cerca de 25 mulheres – dentre Mcs, B-Girls, grafiteiras e outras militantes do Hip Hop, do Recife, Região Metropolitana, Garanhuns e Exu.

 

Intitulado Máfia do Batom, o encontro abrange rodas de diálogo sobre saúde da mulher, geração de renda e empoderamento feminino; mostra de vídeos e workshop sobre produção cultural e captação de recursos. O objetivo é fortalecer ações realizadas por mulheres dentro do circuito cultural e artístico, dar visibilidade às mulheres artistas do Hip Hop e fomentar novas criações e produções. Segundo as militantes do Hip Hop, o machismo dentro do movimento é uma realidade que precisa ser enfrentada e superada. Por isso, o Projeto Máfia do Batom será um importante espaço para trocas de experiências sobre as vivências das jovens MC's, B-Girls e grafiteiras.

 

No sábado (25/06), elas participam de Roda de diálogo sobre violência contra mulher e machismo dentro do Hip Hop. Haverá também momento de relato da pesquisa sobre mulheres do Movimento Hip Hop do Recife e Região Metropolitana, realizada por Shirley Samico (UFPE). Na perspectiva do fortalecimento da autonomia das mulheres, será realizado, no domingo (26/08), o Workshop "Saindo da platéia” - Geração de renda e trabalho com economia criativa, com palestra de Giordana Moreira, integrante do Coletivo Let's Pense, do Rio de Janeiro – RJ.


Sobre o Coletivo Flores Crew
– Desenvolve ações de graffiti, rap, fotografia, rima, oficinas itinerantes pelo interior do estado de Pernambuco e outros estados do Brasil. Por ser feminista, o Coletivo Flores Crew tem mulheres como coordenadoras de todas às secretarias do coletivo, luta para contribuir com a autonomia das mulheres e para reduzir danos causados pela sociedade machista. Os graffitis, rimas e raps produzidos pelo Flores Crew são protestos contra o machismo, homofobia, lesbofobia, racismo e todos os preconceitos que vitimam e estigmatizam a juventude. O Coletivo tem forte atuação nos movimentos de lutas juvenis.

 

Integrantes participam dos conselhos municipal e estadual de juventude, rede Graffiteiras BR, Associação Metropolitana de Hip Hop de Pernambuco e orçamento participativo da juventude. Foi vencedor de prêmios do Ministério da Cultura (MINC): Prêmio do Edital de Intercâmbio e Prêmio da Cultura Hip Hop Edição Preto Ghoes.

 

PROJETO MÁFIA DO BATOM

 

Programação

 

SÁBADO, 25/08/2012

 

Local: SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife/PE)

14h – Apresentação do projeto

14h30 – Dinâmica de apresentação
15h – Devolutiva do grupo de pesquisa da UFPE sobre mulheres do Movimento Hip Hop do Recife e Região Metropolitana (Shirley Samico - UFPE)

16h – Coffeebreak

16h30 – Roda de diálogo sobre Violência contra mulher e machismo dentro do Hip Hop Pernambucano: Problematizar e encontrar soluções. (Gabi Bruce, Viviana Santiago e Girlana Diniz)

17h45 às 18h – Avaliação

 

DOMINGO, 26/08/2012

 

Local: SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife/PE)

14h – Dinâmica de interação

14h30 - Diálogo/Workshop "Saindo da platéia" - Geração de renda e trabalho com economia criativa (Giordana Moreira - Coletivo Let's Pense - RJ)

16h – Coffeebreak

16h30 – Avaliação do dia com dinâmica Máfia do Batom

17h30 – Exibição das imagens feitas durante o encontro.

 

Sugestão de fontes para entrevista:

 

Gabi Bruce - Coordenação Geral do Coletivo Flores Crew

Telefone: (81) 9808-4528

Gláucia Bruce - Assessoria de Impressa e captação de recursos

Telefone: (81) 9842-1521

 

E-mail: florescrewrecife@gmail.com

Blog: www.florescrewrecife.blogspot.com.br

 

Fonte: SOS CORPO

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca