ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil

Cendhec inicia aulas de duas novas turmas do projeto É de Direito

11/09/2012

O Cendhec iniciou na segunda-feira (3 de setembro), no Centro de Formação Professor Paulo Freire, bairro da Madalena, as aulas da 3ª e 4ª turma do curso de formação “É de Direito: proteção e justiça para crianças, adolescentes e jovens”, voltado para profissionais que atuam em instituições de atendimento, segurança e justiça da área da infância e juventude de Pernambuco.

Participaram da abertura do curso o coordenador do projeto É de Direito e advogado do Cendhec, Eduardo Paysan; a coordenadora do Projeto pela Fundação Abrinq -Save the Children, Ana Dourado; o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/PE, Fernando Silva, o coordenador pedagógico da Escola de Conselhos – UFRPE, Humberto Miranda e a representante da Secretaria de Assistência Social/Prefeitura do Recife, Christiane Franca.

O objetivo do curso é contribuir com a formação de profissionais dos sistemas de atendimento, segurança e justiça, tanto do sistema protetivo como do socioeducativo, fornecendo maior conhecimento e aprofundamento de normas e padrões referentes aos direitos da infância e juventude, além de debater sobre discriminação, estereotipagem e violência. 

No total, a formação terá 120 horas/aula, dividida em oito módulos e será reconhecido como um Curso de Aperfeiçoamento pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através da Escola de Conselhos. A turma 3 reúne profissionais que atuam no sistema protetivo e a turma 4 reúne pessoas que trabalham no sistema socioeducativo. Cada turma conta com a participação de 50 pessoas.

O conteúdo do curso inclui temas, destacando: marco histórico e conceitual da criança no Brasil, desenvolvimento da criança e do adolescente; raça, gênero e orientação sexual; violência e proteção de crianças e adolescentes; legislação brasileira; sistema de garantia de direitos da criança e política de atendimento; resolução de conflitos. 

O curso terá aulas até o final do ano. O projeto É de Direito é coordenado pela Fundação Abrinq / Save The Children, é co-financiado pela União Europeia e tem a parceria do CEDCA/PE.

 

Fonte: Cendhec

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca