ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Incêndio na CAMAPET: Solidariedade Urgente!

17/09/2012

Há pouco dias recebemos a boa notícia de que a CAMAPET – uma atuante cooperativa de reciclagem liderada pela juventude negra do bairro de Itapagipe, em Salvador, receberia um caminhão novo para cumprir sua rota em ecopontos distribuídos pela cidade. Mas esta última quarta feira – 11 de setembro – foi de muito sofrimento devido ao incêndio do seu galpão principal. É mesmo uma data marcada pelo estigma. Foi um ato criminoso e aparentemente solitário provocado por um usuário de drogas que circula pela região, depois que foi repreendido pelo vigia.

 

O fato é que em ambiente de fácil combustão onde ficam os materiais, especialmente plásticos e papel, o incêndio foi avassalador, consumindo todos os equipamentos deste galpão – prensas e balanças – uns 4 ou 5 equipamentos básicos do trabalho, além da destruição da matéria prima e de parte do telhado – um caos. Como consolação conseguiram salvar a parte administrativa e de memória da organização.

 

Joilson Santana, Raimundo Nascimento, Ana Karine, o motorista e demais componentes da cooperativa – cerca de 28 jovens amargaram um duro revés em seu projeto de 12 anos de trabalho diuturno para provar a viabilidade da coleta seletiva, através da qual estabeleceram várias parcerias com a CESE, com a Petrobrás, com secretarias de governo, organizando os catadores durante o carnaval em defesa do trabalho decente. Sem contar que são animadores do Complexo de Cooperativas de Reciclagem. Turma boa, de primeira os meninos e meninas do CAMAPET. Tamanho infortúnio não vai tirar sua garra e gana por uma Bahia mais justa e solidária.

 

Parece que já agilizaram cestas básicas para as famílias e agora tratam de identificar um lugar provisório ou permanente para tentar retomar as atividades e vários contatos estão sendo retomados com os parceiros. O desafio agora é garantir compromissos muito rapidamente, valendo-se da natural comoção, já que passados uns dias há o risco de cair no esquecimento, ainda mais na reta final de eleições.

 

Aqui na CESE, a equipe de assessoria está discutindo alternativas e sem dúvida uma delas será, além dos encaminhamento práticos em curso, constituir um fundo emergencial. Estamos juntos, CAMAPET!

 

Para mais informações, acesse aqui a nota da CAMAPET.

 

Fonte: CESE

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca