ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte

MST lamenta morte do companheiro de lutas Carlos Nelson Coutinho

20/09/2012

O professor, intelectual e militante Carlos Nelson Coutinho faleceu na manhã desta quinta (20), vítima de um câncer, que combatia desde o início do ano. O professor, livre docente da UFRJ, era um dos maiores especialistas nas obras de Lukács e Gamsci, além de parceiro dos movimentos sociais e da luta pela Reforma Agrária. O MST lamenta sua perda.

 

NOTA DE PESAR PELA PERDA DO PROFESSOR CARLOS NELSON COUTINHO

 

Aos familiares, amigos, colegas e à militância

 

Reunidos na Escola Nacional Florestam Fernandes, recebemos com profunda tristeza a noticia da perda de nosso companheiro Carlos Nelson Coutinho. A sociedade brasileira perde um de seus mais importantes pensadores, um intelectual que jamais se furtou dos debates de nosso tempo e que travou a batalha das ideias por uma nova sociedade com rigor teórico e a paixão da militância.

 

Aqui, nesta mesma Escola Nacional Florestan Fernandes, tivemos a oportunidade de recebê-lo como professor, o que demonstra sua profunda coerência como verdadeiro intelectual orgânico da classe trabalhadora, comprometido em socializar o conhecimento e contribuir na formação de militantes. Em inúmeras ocasiões, recebemos seu apoio e solidariedade na luta pela terra e pela reforma agrária.

 

Sua ausência nos deixa uma lacuna inestimável: um pensador marxista vigoroso; um estudioso preocupado em permitir o acesso à obra de Gramsci e Lukács ao público brasileiro; um militante atento e dedicado à discussão dos problemas atuais da sociedade brasileira.

 

É com este sentimento de respeito e admiração que nos despedimos do Professor Carlos Nelson Coutinho, que nos somamos ao pesar de familiares e amigos e que nos comprometemos com seu legado, lutando sempre por uma sociedade justa, humana e socialista.

 

DIREÇÃO NACIONAL DO MST

Guararema, SP, 20 de Setembro de 2012

 

Fonte: Página do MST

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca