ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • ALOP

Marco regulatório das organizações da sociedade civil

03/10/2012

Na 204ª Reunião Plenária do CNAS realizada no dia 13/09/2012, foi apresentado o resultado do trabalho coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República bem como os próximos passos acerca da regulação das organizações da sociedade civil. O Sr. Diogo Sant’ana, Chefe da Assessoria Especial do Gabinete do Secretário-Geral da Presidência da República e coordenador do grupo de trabalho fez a apresentação com considerações acerca do assunto.

 

O diagnóstico realizado apontou como as principais dificuldades enfrentadas pelas organizações da sociedade civil a insegurança jurídica, pouco ênfase no controle de resultados, analogias indevidas, baixa capacitação, redução de financiamento, ausência de dados sistematizados, criminalização burocrática e ineficiência administrativa. Como pontos críticos a serem trabalhados apareceram a despesa com pessoal, prestação de contas, adaptação do SICONV, uniformização de entendimentos, dispersão da legislação e regulação.

 

A meta do grupo de trabalho implantado é definir ações para ampliar a oferta de serviços públicos de qualidade, garantindo assim:

 

- Inserção de novos princípios, fundamentos e diretrizes para a relação;

-  Segurança Jurídica;

-  Ampliação dos mecanismos de transparência e de controle social;

-  Melhor planejamento e gestão pelo Poder Público;

-  Produção e estímulo para informações sistematizadas sobre o Terceiro Setor.

 

Os próximos passos que serão analisados pelo grupo de trabalho é o aprofundamento do tema de controle por resultados; financiamento e sustentabilidade das Organizações da sociedade civil (OSCs), revisão das regras sobre títulos e certificações, a inclusão das OSCs na Lei de Diretrizes Orçamentárias, CNAE/CNPJ e possibilidade de alteração do SICONV.

 

Fonte: Conselho Nacional de Assistência Social

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca