ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • ALOP

Encontro Paraibano de Agroecologia reúne agricultores de todo o estado em Lagoa Seca

22/10/2012

Terá início na próxima quarta-feira, 24 de outubro, a partir das 14h, no Convento Ipuarana em Lagoa Seca-PB o VI Encontro Paraibano de Agroecologia (EPA). O encontro, que segue até a sexta-feira, 26 de outubro, reunirá agricultoras e agricultores experimentadores de todas as microrregiões do estado com o objetivo de compartilhar experiências de fortalecimento da agricultura familiar camponesa agroecológica, e ao mesmo tempo, colocar em evidência os diferentes modelos de agricultura em disputa, a partir da trajetória de luta e de resistência das famílias agricultoras em suas regiões. O IV EPA é promovido pela Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB) e é uma preparação para o VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA) que acontecerá nos dias 19 a 23 de novembro na cidade de Januária, Norte de Minas Gerais.

 

O EnconASA, promovido pela Articulação no Semiárdio Brasileiro (ASA) será dedicado à discussão e avaliação das políticas públicas voltadas para o Semiárido e fortalecimento das experiências de convivência com a região. O EnconASA é também um momento de intercâmbio de cultura, valores e conhecimentos entre aqueles que buscam, em conjunto, construir um Semiárido onde o acesso à água e à terra seja apenas o primeiro passo para uma vida digna na região.

 

A programação dos três dias do VI EPA contará com trabalhos em grupo, debates e oficinas, onde serão apresentadas experiências bem sucedidas implementadas pelas famílias no campo da agroecologia sobre temas como acesso à água e à biodiversidade, acesso à terra e território, políticas de assessoria técnica, financiamento e fundo rotativo solidário e educação do campo, entre outros. A realização das oficinas temáticas partirá dos resultados da sistematização das experiências em seus territórios num esforço de resgate de conhecimentos e saberes, identificando lições aprendidas, procurando destacar os avanços e as limitações da experiência para a construção do conhecimento para a convivência com o Semiárido.

 

Participará do encontro o antropólogo, pesquisador e educador popular Carlos Rodrigues Brandão, que contribuirá com a reflexão sobre a importância e o significado de espaços como o do EPA e EnconASA para a afirmação da identidade da agricultura familiar camponesa no semiárido.

 

Confira a programação aqui.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca