ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

Sem Terrinhas ocupam 16 Núcleos de Educação e a SEED no Paraná

31/10/2012

Aproximadamente três mil crianças do MST ocupam nesta quarta-feira (31) 16 Núcleos Regionais de Educação (NRE) e a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED).

A mobilização dos Sem Terrinhas, iniciada nesta terça-feira (30) nos assentamentos e acampamentos, faz parte da Jornada Nacional de Luta dos Sem Terrinha e tem por objetivo denunciar a ausência do governo municipal e estadual no atendimento às demandas da educação no campo e também pressioná-los a atender a pauta de reivindicações do Movimento.

As principais reivindicações giram em torno da construção, reforma e ampliação de colégios estaduais em assentamentos, para que possam oferecer educação profissionalizante e técnico, garantindo toda estrutura necessária para dar qualidade ao ensino.

Além do atendimento apropriado às crianças com necessidades especiais nas Escolas Itinerantes, a garantia de transporte escolar seguro e suficiente para os estudantes, melhores condições de trabalho aos professores e a garantia do deslocamento dos educadores até as escolas e melhoria da merenda escolar, sendo no mínimo 30% da agricultura familiar.

A mobilização também busca denunciar o fechamento de escolas no campo. Nos últimos anos, foram fechadas mais de 37 mil escolas rurais em todo o Brasil, sendo que só no Paraná na década de 2000, foram fechadas 44% das escolas da zona rural.


Segundo informações da coordenação do setor de educação do MST, a ocupação dos NRE e da SEED só vai encerrar quando a pauta for atendida.

 

 

Fonte: Página do MST

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca