ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • FIP

Centro Cultural Feminista debate: "O que fica das eleições 2012"

13/11/2012

O centro cultural feminista do SOS Corpo realizará, nesta terça-feira (13/11), roda de conversa sobre os sentidos e simbolismos do atual momento político, após as eleições municipais deste ano. Com o tema “O que fica das eleições 2012?”, o debate é aberto ao público e ocorre a partir das 18h30, na sede do SOS CORPO, no bairro da Madalena, Recife, Pernambuco.

 

Para fazer as provocações iniciais, participam da discussão Maria Eduarda Rocha, professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Roberto Efrem Filho, professor do Departamento do Curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Atualmente, o contexto político de Pernambuco está marcado por interesses privados, seja nos centros urbanos ou no interior do Estado; criminalização dos movimentos sociais; uma aparente indiferenciação ideológica dos partidos políticos; e a concentração de propriedade da mídia com forte impacto nos rumos da política. Durante o processo eleitoral deste ano, ecoaram sentimentos de indignação com o modelo desenvolvimentista acachapante em curso no estado e com mecanismos do sistema político que favorecem forças conservadoras - aquelas que têm dinheiro e poder - e silenciam as maiores possibilidades de divergência.

Amanhã, o debate abre espaço para refletir sobre uma certa ''despolitização geral da sociedade” em um cenário de disputas e escândalos dentro e fora de partidos para escolher o candidato a prefeito, peso do poder avassalador do governador; eleição de candidatos criados e nutridos com força da mídia; aumento da bancada evangélica na Câmara dos Vereadores, dentre outras reflexões.

Campanha pela Reforma Política - Na ocasião, também irá ocorrer lançamento, no Recife, de materiais sobre as propostas da Iniciativa Popular para a Reforma do Sistema Político. São dois vídeos (um sobre 'Democracia Direta' e outro sobre 'Democracia Representativa'); a cartilha “Para Mudar: Reforma Política Já!”; e cinco postais que apresentam as principais propostas de mudanças no sistema político brasileiro, de forma a ampliar a participação e o poder popular nas principais decisões das cidades, dos estados e do país.

 

Os materiais visam também potencializar o recolhimento de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, lançado em 2011 pela Plataforma, aos moldes da Lei da Ficha Limpa, que necessita de 1,5 milhões de assinaturas.

 

As redes, fóruns e articulações que constituem a Plataforma estão divulgando esses materiais em todos os cantos do país, buscando contribuir com a formação política e o fortalecimento da cultura democrática da população. 

Para mais informações sobre a proposta dos Movimentos Sociais para a reforma do Sistema Político brasileiro, acesse o portalwww.reformapolitica.org.br .

SERVIÇO:

Centro cultural feminista promove roda de Conversa sobre Eleições 2012

Data: Terça-feira, 13 de novembro de 2012

Hora: 18h30

Local: SOS CORPO (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife/PE)

Assessoria de Imprensa:

Mariana Moreira

Telefone: (81) 9699-7996 I E-mail: marimoreira.comunica@gmail.com

www.soscorpo.org.br |

 

Fonte: SOS Corpo

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca