ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • MCCE

VIII Colóquio faz ressoar demanda internacional pela libertação imediata dos Cinco

26/11/2012

De 28 de novembro até o dia 1º de dezembro, acontece em Holguín, Cuba, o VIII Colóquio pela libertação dos Cinco Herois e contra o terrorismo. Todos/as os apoiadores da causa e "amantes da justiça” são chamados a participar, e mais uma vez fazer pressão, pela libertação dos cubanos presos injustamente há mais de 13 anos nos Estados Unidos.

 

O VIII Colóquio, assim como os anteriores, tem um caráter também de denúncia das injustiças feitas contra Gerardo Hernández, Fernando González, René González, Antonio Guerrero e Ramón Labañino, que arriscaram suas vidas para conseguir informações sobre grupos terroristas e avisar seu país, evitando assim atentados.

 

São esperados 340 delegados de 47 países de todos os continentes, embaixadores do Haiti e dos países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) cujo idioma é o espanhol, além de amigos e amigas de vários países solidários com a causa. Os/as participantes também terão como missão levar sua solidariedade aos moradores de cinco municípios de Holguín afetados pelo furacão Sandy em 25 de outubro deste ano.

 

A programação do evento prevê, no dia 28, a realização da Copa Ciclística em comemoração ao 52º aniversário do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap), que será realizado no monumento ao Che; intercâmbio com os familiares dos Cinco; e encontro nos Comitês de Defesa da Revolução.

 

No dia 29 acontece um Encontro Mundial de mães e mulheres pela libertação dos Cinco no Clube atlético de Holguín. Para o dia seguinte está marcado para acontecer, no município de Banes, uma sessão especial da Brigada Internacional contra o Terrorismo Midiático. Dia 1º, quando se encerra o Colóquio, merece Praça da Revolução Calixto García. Na ocasião, se multiplicará a demanda internacional que é o retorno dos Cinco ao seu país.

 

Outras ações

 

Outras iniciativas continuam sendo realizadas por todo o mundo. Hoje (23), no México, os senadores pediram às autoridades estadunidenses a libertação dos antiterroristas presos injustamente e expressaram que o governo deste país deve cumprir a sentença do Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) e colocá-los em liberdade.

 

Declarações da ONU apontam que Gerardo, Fernando, René, Antonio e Ramón foram presos arbitrariamente e que seu julgamento aconteceu em contravenção a normas e princípios essenciais do Direito Internacional. Mesmo assim, o governo do presidente reeleito, Barack Obama, mantém os Cinco detidos no país.

 

Fonte: Adital, por Natasha Pitts

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca