ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • TTF Brasil

Antes do Alvorecer abre as portas do Porão da Unipop

05/12/2012

Em uma sociedade cada vez mais individualista, consumista e desigual, combater as injustiças sociais não é tarefa fácil, mas fundamental. Essa é a forma como pensam os integrantes do Grupo de Teatro do Instituto Universidade Popular (Unipop), que há 20 anos promove os direitos humanos e o exercício da cidadania por meio da arte. Para celebrar este momento especial, eles entrarão em cena a partir desta sexta-feira (08), no Porão Cultural da Unipop, com o espetáculo Antes do Alvorecer.

 

A obra retrata histórias que fazem parte de um contexto já vivido pela sociedade brasileira. Trata-se de uma releitura, a partir de experimentações individuais e coletivas, de situações que envolvem velhos preconceitos impregnados na sociedade e práticas já reprovadas pelo senso comum, como a violência doméstica sofrida por crianças.

 

Para Alexandre Luz, diretor do espetáculo, esses “retalhos” de realidades do cotidiano ganham amplitude ao discutir a própria organização da sociedade. “As situações encenadas utilizam como pano de fundo jogos infantis e, a partir destes, redefinem o comportamento humano diante das leis constituídas que os rege e de suas relações pessoais”, afirma.

 

Para tanto, foram necessários 04 meses de esforço e dedicação, que incluíram a pesquisa e a discussão sobre diferentes situações de violação de direitos no Brasil, a criação e a experimentação da dramaturgia e a montagem das cenas e, ainda, a preparação corporal, que foi dirigida pelo bailarino e coreógrafo Danilo Bracchi.

 

Ao todo, 13 atores em cena fazem do “jogo social” uma parábola, que se enquadra a qualquer indivíduo. Para André Souza, integrante do elenco, o espetáculo coloca sob as luzes do teatro um trabalho que é artístico, mas também político e social, o que é uma das principais características do Grupo de Teatro da Unipop.

“Mais do que levar para a cena a representação das mazelas com as quais nos deparamos em nossa sociedade, é necessário utilizar o espaço de discussão propiciado pelo Teatro para ampliar nossa visão sobre o quanto a dinâmica social em que estamos envolvidos nos cobra um papel mais ativo e não apenas de mero expectador”, disse.

 

A apresentação do espetáculo “Antes do Alvorecer” também faz parte das comemorações dos 25 anos da Unipop. As sessões acontecerão nos dias 8, 9,12,13,14,15 e 16 de dezembro, no Porão cultural da Unipop, às 20h de quinta à sábado e 19h nos domingos. A entrada custa 10 reais.

 

Ficha Técnica

 

Elenco: Amanda Santos, André Souza, Clau Santiago, Eric Bonifácio, Erika Mayane, Fernando Gomes, Geovani Moia, Josy Alves, Maria Silva, Nete Pamplona, Vanda Lopes, Walter d’Carmo e Washington Luís.

Texto: Criação Coletiva – Grupo de Teatro da UNIPOP.

 

Iluminação: Adriane Gonçalves.

 

Direção: Alexandre Luz

 

Direção de Movimento: Danilo Bracchi

 

Participação Especial: Iara Alves

 

Serviço:

Espetáculo: Antes do Alvorecer

 

Dias: 08, 09, 12, 13, 14, 15 e 16 de dezembro de 2012.

Horário: 20h (aos domingos 19h).

 

Local: Porão Cultural da UNIPOP.

(Av. Senador Lemos, 557 – entre D. Pedro I e D. Romualdo de Seixas, Umarizal – próximo a Praça Brasil).

 

Ingressos: R$ 10,00.

 

Informações: www.unipop.org.br

 

Classificação Indicativa: Não recomendada para menores de 10 anos.

 

Fonte: Unipop

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca