ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Lançado o Fórum de Desenvolvimento Local da microrregião 5.1 do Recife

13/12/2012

Foi realizado nesta terça-feira (11 de dezembro), na sede do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), o lançamento do Fórum de Desenvolvimento Local (FDL) da microrregião 5.1 da cidade do Recife. Trata-se de uma articulação política formada pelos integrantes das comunidades que tem como meta mobilizar as Organizações e Entidades para incidir, de forma integrada, nas políticas públicas para esta área da cidade. O Cendhec prestou assessoria na formação desse Fórum.


O FDL da microrregião 5.1 irá trabalhar, inicialmente, nos bairros da Mustardinha, Bongi e Mangueira. Futuramente, pretende-se ampliar para os outros bairros. Podem participar do fórum lideranças e representantes que são vinculadas às organizações comunitárias das comunidades da região.

O Fórum vai atuar com vários objetivos. Entre eles, está o de Mobilizar a população para discussão, definição das problemáticas locais; Trabalhar para o desenvolvimento social, ambientalmente sustentável, econômico, cultural e político através do monitoramento das políticas públicas; o fortalecimento do processo de organização comunitária e atuação das entidades da 5.1, incentivando ações conjuntas e na formação de novas pessoas para desenvolver trabalho social.

Além de uma coordenação colegiada, o Fórum de Desenvolvimento Local terá Grupos de Trabalho com temas específicos, que se dedicarão a pensar estratégias de ação política. Foram formados GTS de Educação, Cultura, Lazer e Esporte; Política Urbana (habitação, transporte/mobilidade, saneamento integrado e regularização fundiária); Saúde e Segurança Pública.

Segundo a coordenadora do programa Direito à Cidade do Cendhec, Daniela Rodrigues, o FDL congrega três ZEIS da RPA 5 que se apresentam como comunidades bastante politizadas - o que é muito importante, dadas as demandas por serviços e equipamentos públicos, sobretudo, no campo das políticas urbana, de Assistência Social e de Saúde. “Este Fórum é o resultado da "força e perseverança" das lideranças comunitárias da Mustardinha, Bongi e Mangueira que, através de cursos de formação política coordenados pelo CENDHEC e da mobilização popular de várias lideranças, obtiveram as condições para compor esse espaço comum de discussão e mobilização política”, enfatiza Daniela.









Fonte: Cendhec

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca