ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Instituto Sócio-Ambiental lança publicação sobre água e saneamento na Grande São Paulo

16/09/2010

O lançamento, realizado no dia 15 de setembro, na Sala Crisantempo, em São Paulo, foi seguido de debate.

A publicação Água e Esgoto na Grande São Paulo - Situação atual, nova lei de saneamento e programas governamentais propostos, de autoria de Marussia Whately e Lilia Toledo Diniz, faz parte do projeto De Olho nos Mananciais II, desenvolvido pelo Instituto Sócio Ambiental até junho de 2009, com apoio do Fehidro (Fundo Estadual dos Recursos Hídricos) e da NCA (Ajuda da Igreja da Noruega).

 

Os dados contidos no estudo referem-se à situação dos serviços de água e esgotamento sanitário na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), e visa, principalmente, atualizar técnicos e demais envolvidos com o setor em relação às novidades e mudanças recentes nas legislações federais e estaduais e dos diferentes projetos e programas que incidem sobre a região. É importante ressaltar que a lei federal de saneamento, ao definir a obrigatoriedade de contratos de concessão e de planos de saneamento, cria uma nova estrutura para a política de saneamento na Grande São Paulo. Durante anos, a definição de prioridades e investimentos bem como o ônus do seu não cumprimento esteve a cargo da Sabesp. Agora, os municípios passam a ser protagonistas por meio de planos de municipais de saneamento com reflexos positivos para a política metropolitana.

 

O estudo está dividido em quatro partes. Na primeira apresenta um quadro dos serviços de abastecimento de água na RMSP, incluindo os mananciais utilizados, a produção, a perda e o consumo de água. A segunda parte mostra a situação do esgotamento sanitário, incluindo coleta e tratamento na RMSP. A terceira parte procura atualizar informações sobre novos dispositivos legais aprovados recentemente. Na quarta parte estão os principais programas e projetos relacionados com saneamento na Grande São Paulo.

 

Esta publicação vem se juntar a outras cinco lançadas em 2009 e pretende contribuir para o fortalecimento de uma agenda de responsabilidade socioambiental compartilhada para a conservação da água e garantia de segurança hídrica para a população da Grande São Paulo.

 

O livro será distribuído gratuitamente aos presentes ao lançamento e está disponível para download

 

Fonte: Instituto Sócio-Ambiental

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca