ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

Fórum Social Mundial apresenta plataforma autônoma e participativa

22/03/2013

O Fórum Social Mundial (FSM) terá seu inicio oficial marcado por uma marcha em Túnis, capital da Tunísia, nesta terça feira, dia 26 de março. Além de debates e oficinas, que pela primeira vez no evento serão transmitidas pela internet, o encontro será encerrado em outra marcha, na tarde do dia 30. Ao contrário de outros eventos, como a Cúpula dos Povos, a experimentação promovida pelo Fórum, tanto em seu formato (migrante, dinâmico e abrangente) como em sua temática (que abrange problemas sociais nacionais e internacionais, como crítica ao sistema de consumo capitalista) é inovadora.

 

A região ainda passa por um processo revolucionário que envolve, majoritariamente, a sociedade civil; de sindicatos aos movimentos estudantis. A Carta de Princípios do FSM , em seu primeiro ponto, define o encontro como "um espaço aberto de encontro plural e diversificado, não confessional, não governamental e não partidário”. O Fórum está organizado em um sistema que, em diversas considerações, alinha-se com o principio da democracia participativa, um dos lemas que tomaram as ruas do Oriente Médio nos últimos anos.

 

Mesmo abrangendo problemáticas globais, como o consumismo exacerbado dos recursos limitados e desastres ambientais provocados pelo homem, o Fórum tradicionalmente aborda causas locais da região onde é sediado. Uma das principais problemáticas atuais encontra-se no conflito entre Israel e Palestina, causa de diversas violações aos direitos humanos. Está prevista uma marcha em solidariedade mundial à Palestina no encerramento do FSM.

 

O Fórum é um evento aberto à participação; não é necessário convite para a participação, sendo a viabilização dos meios necessários para realização das atividades (palestras, oficinas, seminários, etc.) de responsabilidade da organização. De acordo com a Carta de Princípios do FSM, “nenhuma entidade ou organização cujo perfil esteja em concordância com os princípios do FSM teve ou terá negada a sua participação nos seus eventos”.

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca