ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • MCCE

Pesquisa da FGV e D3 aponta oportunidades para mobilização de recursos

02/04/2013

Nos dias 4 e 5 de abril, será realizado o Seminário Arquitetura Institucional de Apoio às Organizações da Sociedade Civil, na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. O evento é resultado de uma pesquisa executada pela FGV e encomendada pela Articulação D3 (Diálogo, Direitos e Democracia), que reúne em seu grupo de referência instituições como ABONG, Fundação WK Kellogg, Fundo Baobá, Instituto C&A e Fundação Avina.

 

Os resultados do estudo, que serão apresentados no Seminário, mostram o atual cenário de financiamento das OSC’s e revelam as oportunidades para o aumento na mobilização de recursos. Uma das considerações é a de que 17 milhões de brasileiros (9% da população) façam doações individuais para entidades, totalizando cerca de 5,2 bilhões de recursos doados ao ano. Além disso, quando considerado o apoio feito diretamente a pessoas ou comunidades necessitadas, sem passar formalmente por nenhuma entidade, o percentual da população que realiza doações pode chegar a 70%.

 

A estimativa é que cerca de 80% do valor dessas doações são destinadas para conhecidos, pessoas ou comunidade próximas, e, apenas 20% são destinadas a 290 mil fundações e associações sem fins lucrativos (último levantamento da FASFIL do IBGE), sendo que desse grupo, 42 mil são voltadas para a defesa de direitos – foco da pesquisa. Por isso, existe a necessidade de estudar formas de comunicação entre as OSC’s e a população para que esses recursos sejam destinados as suas causas e, assim, aumentar o número de arrecadação das OSC’s.

 

Para mapear o cenário de financiamento das organizações, a pesquisa realizada pelo CEAPG-FGV em parceria com a D3 foi dividida em quatro eixos: Cooperação Internacional, Novos Formatos, Recursos Públicos e Investimento Social Privado (ISP).

 

Durante o Seminário, a Pesquisadora do CEAPG-FGV, Patricia Mendonça, vai debater as dificuldades enfrentadas pelas organizações quando o assunto é recurso financeiro. Os principais entraves estão relacionados com a burocracia governamental, acesso aos recursos corporativos, que preferem os assuntos relacionados à educação, saúde, entre outros temas, além da falta de incentivo por parte das pessoas físicas. “Garantir o funcionamento e investimento das OSC’s significa assegurar a luta pelos direitos humanos, igualdade, liberdade, atenção a grupos vulneráveis e outros”, afirma Patricia.

 

Sobre a Articulação D3

 

Constituída em 2009, a Articulação D3 (Diálogo, Direitos e Democracia) é composta por um grupo de organizações não-governamentais, institutos e fundações privadas nacionais, agências de cooperação internacional bilaterais e multilaterias. Seu objetivo é sensibilizar e articular representantes de distintos setores – social, empresarial e governamental – para construir uma estratégia conjunta voltada à sustentabilidade das organizações da sociedade civil, bem como ao aprimoramento da influência dessas organizações sobre políticas relacionadas às áreas em que atuam.

 

Sobre o evento:

 

Seminário Arquitetura Institucional de Apoio às OSC’s

 

Local: Fundação Getúlio Vargas (Rua Itapeva, 432 – Bela Vista – São Paulo)

 

Programação:

 

Dia 04/04 - Quinta-feira

09:00 - 09:30 - Abertura

09:30 - 10:30 - Boas Vindas

10:30 - 11:00 – Café

 

EIXO COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

 

11:00 - 12:30 - Resultados do Eixo (Luiza Reis Teixeira - CEAPG)

Debatedores: Carlos Roberto Sanchez Milani - UERJ/Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Kees Biekart - ISS - Institute for Social Studies/Holanda

Plenária de Diálogo

12:30 -14:00 – Almoço

 

EIXO NOVOS FORMATOS

 

14:00 - 15:30 - Resultados do Eixo (Patricia Mendonça - CEAPG)

Debatedores: Ladislau Dowbor - PUC-SP e Monika Dowbor – CEBRAP, Cindy Lessa - Rede de Fundos Independentes da Sociedade Civil

Plenária de Diálogo

15:30 - 16:00 - Balanço das discussões e introdução do segundo dia

Dia 05/04 - Sexta-feira

 

EIXO RECURSOS PÚBLICOS

 

09:00 -10:30 Resultados do Eixo (Catarina Iani Segatto – CEAPG)

Debatedores: Paula Chies Schommer – UDESC, Eduardo Pannunzio - Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada/Escola de Direito - FGV

Plenária de Diálogo

10:30 - 10:45 Café

 

EIXO ISP

 

10:45 - 12:15 Resultados do Eixo (Fernando do Amaral Nogueira – CEAPG)

Debatedores: Andre Degenszajn – GIFE, Anna Maria Peliano - Consultora ISP

Plenária de Diálogo

 

ENCERRAMENTO

 

12:15 - 13:00 Comentários Finais e Encaminhamentos - Grupo de referência da Articulação D3

Athaíde Motta - Fundo Baobá

Janaína Jatobá - Instituto C&A

Rui Mesquita - Fundação WK Kellogg

Telma Rocha - Fundação Avina

Vera Masagão – ABONG

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca