ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • FIP

Abong participa da II Roda de Diálogo Estratégico sobre TTFs em Brasília

20/05/2013

Campanha para taxar transações financeiras e investir em solidariedade internacional promove em Brasília seu segundo Diálogo Estratégico

 

Campanha pela Taxação das Transações Financeiras (TTF-Brasil) alerta para a necessidade de estabelecer controle social sobre os mercados financeiros globais. Lançada ano passado num encontro em Recife e articulada com um movimento internacional, realiza nos próximos dias 20 a 22, em Brasília, a II Roda de Diálogo Estratégico TTF Brasil.

 

“A taxação das transações financeiras internacionais é um passo indispensável para preservar os direitos sociais e a própria democracia, ameaçados pelo crescimento das desigualdades e pelos laços cada vez mais íntimos entre instituições políticas e poder econômico”, considera Alessandra Nilo, coordenadora de Mobilização e Educação em Direitos Humanos da ONG Gestos-PE.

 

A Campanha lançou, há dois meses, o site www.ttfbrasil.org. Funciona como rede aberta e horizontal e já reúne entidades como ABGLT, Abong, Inesc, PSI, Rede Justiça Fiscal, CUT, o site Outras Palavras e organização sociais da área de saúde como Gestos(PE), que atua como pivô, PelaVidda(SP), Fórum de ONG/AIDS de São Paulo e Rede Nacional Feminista de Saúde. Mobiliza ainda economistas como Ladislau Dowbor, da PUC-SP e Marcos Antonio Cintra, do IPEA, estudiosos do tema. Participam também do encontro o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), autor do projeto de lei (PL) 5696, destinado a conter a lavagem de dinheiro via paraísos fiscais, que acaba de ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e o Alberto Pinto Fonseca, Coordenador Geral de mecanismos inovadores para Erradicacao da Pobreza.

 

A II Roda de Diálogo Estratégico TTF Brasil tem por objetivo projetar a campanha a um patamar mais público, além de mobilizar a sociedade civil e abrir um canal de conversas com parlamentares, membros dos Ministérios da Fazenda e Itamaraty para debater questões relativas à:

 

– possibilidade de aplicação do IOF – que arrecadou, em 2011, quase R$ 35 bilhões, cerca de 1/3 de toda a receita com Imposto de Renda – para programas de desenvolvimento social e ambiental;

 

– possibilidade de criação de TTFs internacionais em espaços como o Mercosul, a Unasul e mesmo o BRICS.

 

Outras informações com alessandra.nilo@gestos.org ou no telefone (81)9987.9145.

 

Serviço

 

II Roda de Diálogo Estratégico TTF Brasil

20 de maio de 2013

Local: Sala Cazuza (Andar Auditório) do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.

Endereço: SAF Sul Trecho 02, Bloco F, Torre I, Edifício Premium, Térreo, Sala 12.

 

21 de maio de 2013

Local: Oxfam Brasil

 

Fonte: Gestos

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca