ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Sitawi convoca OSCs para estudo

23/05/2013

A Sitawi – Finanças do Bem está realizando um estudo para a criação de um fundo de apoio a ações estruturadas entre organizações da sociedade civil (OSCs). O fundo apoiará parcerias entre organizações, de modo a garantir maior eficiência em sua atuação. “Nosso objetivo é contribuir para um terceiro setor mais profissional e consolidado, apoiando organizações que queiram trabalhar em conjunto com outras para ganhar em eficiência e melhorar seu posicionamento”, afirma Vanessa Ho, gestora de fundos da Sitawi e responsável pelo novo estudo. Segundo Vanessa, a ação da Sitawi terá como foco o compartilhamento de programas, serviços ou até mesmo fusões entre as organizações apoiadas. "Mais do que eficiência operacional, em serviços administrativos, talento, marketing, captação, etc., acreditamos no impacto do fortalecimento institucional e de missão das organizações", resume.

Sitawi é uma organização social de interesse público (Oscip), pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para o setor social no Brasil. Sua primeira frente de atuação é a do empréstimo social a OSCs que comprovem o impacto de suas atividades na sociedade. A segunda frente é o serviço de gestão de ativos, que realiza a gestão de doações de famílias, grupos de associados e pequenas empresas a OSCs. A terceira frente, que está sendo estruturada a partir do novo estudo, será a de apoio a parcerias entre organizações, identificando mecanismos inovadores que as próprias OSCs possam adotar, como franquias, fusões ou colaborações estruturadas de longo prazo inspiradas no setor de negócios.

"Em vez de termos 300 mil organizações atuando no Brasil, poderíamos contar com um número menor, que competisse menos por doações e trabalhasse de forma mais eficaz com uma estratégia mais definida pelo fato de estar em conjunto”, defende Vanessa.

Para estabelecer as diretrizes do novo fundo, o estudo da Sitawi realiza um levantamento dos principais desafios enfrentados pelas OSCs em seu processo de gestão. “Precisamos entender o contexto histórico das organizações e conhecer seus principais desafios para definirmos como será a atuação do fundo”, explica a gestora.

Com o estudo em mãos, a organização reunirá os doadores do novo fundo para compartilhar as informações e traçar uma estratégia de atuação. O estudo é realizado com o apoio da Fundação Avina e do Synergos Institute. As organizações que quiserem contribuir com o estudo devem entrar em contato com Vanessa Ho no e-mail vho@sitawi.net

 

Fonte: Instituto C&A

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca