ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • FIP

Embu das Artes sedia encontro de catadores de material reciclável da região oeste de São Paulo

23/05/2013

A Prefeitura de Embu das Artes em parceria com o Instituto ECOAR para a Cidadania e a Unisol Brasil promovem evento para lançamento do projeto “Fortalecimento e Organização dos Catadores de Material Reciclável da Região Metropolitana Oeste de São Paulo”. A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) patrocinam o encontro que acontece no Parque do Lago Francisco Rizzo durante todo o dia 24/5.

 

Ao longo do encontro haverá também uma palestra sobre Economia Solidária com a participação do secretário nacional de Economia Solidária , economista e professor Paul Singer, autor e co-autor de mais de 20 livros sobre economia.

 

Embu das Artes, Cotia, Itapevi, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Osasco, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Jandira e a região oeste da cidade de São Paulo participam do projeto que dará formação para mais de 800 catadores dessas localidades. Serão trabalhados diversos temas entre eles o cooperativismo, as questões das doenças do trabalhador, autogestão, questões administrativas, operacionais e ambientais entre outras.

 

A Unisol é uma central de cooperativas e empreendimentos solidários com fins não econômicos que atua em âmbito nacional. O Instituto ECOAR para a Cidadania é uma organização da sociedade civil de interesse público, sediada na cidade de São Paulo e formada por profissionais, estudiosos e ambientalistas que elaboram e implementam programas e projetos de educação para sustentabilidade.

 

Durante o encontro, haverá uma assembléia de constituição da Cooperativa de Segundo Grau da Rede Verde Sustentável, que tem como foco em novos cooperados e na comercialização de materiais reciclados.

 

Incubadora de Cooperativas

Embu das Artes tem uma Incubadora de Cooperativas criada em 2002, a Incubadora de Cooperativas de Embu nasceu da parceria da Prefeitura, SEBRAE e ACISE. O principal objetivo do projeto é divulgar e fortalecer o cooperativismo como uma forma alternativa de geração de trabalho e renda. O projeto prevê 3 etapas: pré-incubação, incubação e graduação.

 

No prazo de cinco anos da Incubadora de Cooperativa, 17 cooperativas foram formadas e 14 delas sobrevivem de sua produção, gerando renda para os seus cooperados;

Desde sua implantação aumentou em 57% no número de incubados de 150 em 2002 para 885 em 2007, além de aumentar em 120% o número de pontos de vendas, o que indica a viabilidade do projeto.

 

O projeto Incubadora de Cooperativas tem por objetivo formar cooperativas de produção e serviços, assistir tecnicamente, contribuir para a qualificação e aperfeiçoamento da mão-de-obra dos cooperados, visando o mercado de trabalho em parceria com o Sebrae-SP. Atualmente há existem 9 cooperativas são elas: Cooperativa de Confecçao e Costura, Cooperativa de Alimentos, Cooperativa dos Guardadores de Carros, Cooperativas de Transporte Escolar, Cooperativa de Reciclagem, Cooperativa de Catadores, Associação Casa do Artesão, Associação  de atenção a saúde mental de Embu e região e Associação dos Moveleiros de Embu das Artes.

 

Data: 24/5

Horário: 9 às 18h

Local: Pq. do Lago Francisco Rizzo – Rua Alberto Giosa, 320, Quinhaú

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Embu das Artes

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca