ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Beyond

Ameaçados por binacional aumentam produção de alimentos saudáveis

29/05/2013

Recentemente os agricultores do município de Alecrim, Rio Grande do Sul, ameaçados pela construção do Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi começaram a implantar experiências de produção de alimentos saudáveis em suas propriedades, utilizando o programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável

(PAIS).

 

As famílias ribeirinhas organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) recebem orientações técnicas da instalação do galinheiro, irrigação e outros itens para implementação das hortas.

 

O objetivo dessa experiência é, além de fortalecer a organização dos camponeses, produzir alimentos saudáveis para a subsistência das famílias e geração de renda através da venda do excedente da produção.

 

De acordo com Marcio Caldart, tecnólogo em agroecologia do MAB, a aplicação desta técnica evita o uso de insumos químicos, diversificando a produção e alcançando a sustentabilidade em pequenas propriedades.

 

As famílias afirmam que continuaram investindo em suas propriedades e resistindo contras as barragens projetadas para o trecho internacional do Rio Uruguai. “Queremos através da produção de alimentos mostrar que é possível contribuirmos para o desenvolvimento de nossa região sem barragens e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou Tereza Pessoa, moradora da comunidade Barra do Santo Cristo.

 

Atualmente, o MAB constrói uma estratégia que tem como objetivo produzir energia e alimentos agroecologicos, exigindo do Estado Brasileiro políticas públicas que favoreçam a produção, industrialização e comercialização dos produtos da agricultura camponesa.

 

Fonte: MAB

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca