ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • MCCE

Cetra lança cartilha sobre relações de gênero no campo

04/06/2013

O Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) lançou, em maio, a cartilha “Conversando sobre SER MULHER e SER HOMEM no meio rural: construindo novas relações de gênero no campo”.

 

Beth Ferreira, autora da cartilha,  é assistente social, mestra em sociologia, educadora e consultora feminista, militante do Fórum Cearense de Mulheres (FCM) e da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).

 

O lançamento contou com a  participação de Suyane Fernandes, profissional do Cetra que está à frente dos projetos da instituição que articulam mulheres rurais, e Maria Salete Félix Pinto, representante do Movimento de Trabalhadoras Rurais do Ceará (MMTR-CE).

 

A cartilha “Conversando sobre SER MULHER e SER HOMEM no meio rural: construindo novas relações de gênero no campo”, tem como objetivo ser um subsídio para a reflexão e discussão entre mulheres e homens do meio rural, buscando compreender o que é ser homem e ser mulher no contexto do campo. Beth Ferreira organizou a cartilha através de Rodas de Conversa,onde foram abordadas questões como nascer mulher ou tornar-se mulhergênero e patriarcado,raça e classe, entre outros temas.

 

Segundo Margarida Pinheiro, fundadora do Cetra, “as temáticas tratadas de forma mais abrangente oferecem pano pras mangas, estimulando a reflexão e o debate acerca da condição das mulheres rurais, carregando ainda, diferentes elementos indispensáveis à organização sócio-política e cultural das trabalhadoras rurais (…) e às mulheres em situação de vulnerabilidade de qualquer natureza.”

 

Essa é a segunda publicação do Cetra sobre o tema. Em 2000 foi lançada a cartilha “Relações de Gênero no Meio Rural”, escrita por Lúcia Aragão, então coordenadora do Programa Gênero e Cidadania no Cetra.

 

 

Fonte: Cetra

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca