ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil

Juventude de Belém Apresenta Pacto pela Juventude na Câmara de Vereadores

06/06/2013

 

Lideranças de movimentos sociais jovens de Belém estiveram presentes ontem (05) na Câmara de Vereadores de Belém, para apresentar o Pacto pela Juventude e debater sobre as políticas públicas voltadas para os jovens, dentro do Plano Plurianual (PPA), que define o que vai ser gasto, em termos financeiros, nos diversos segmentos da cidade de Belém, para o período de 2014 à 2017.

 

O Pacto pela Juventude é um documento, construído nos moldes do PPL, com propostas dos movimentos sociais de juventude. Dentre as propostas do Pacto, estão a melhoria do programa de saúde e assistência social, com políticas de prevenção as doenças sexualmente transmitidas, potencializar o programa de saúde da família, atendimento multidisciplinar ao jovem dependente químico, entre outros.

 

Quem fez a apresentação inicial do Pacto pela Juventude, foi a educadora da FASE Amazônia, Aldebaran Moura, que explicou que o Pacto, foi construído com base no PPA, com inclusão de propostas, divididas em objetivos, metas e iniciativas voltada para a juventude.

 

Dentro do planejamento para educação, cultura, esporte e lazer, os jovens pedem pela garantia do acesso e a permanência à educação básica e estímulos a educação superior.  O vereador Rildo Pessoa (PDT), pediu que seja trabalhado de forma separada a educação, o esporte, lazer e juventude, “ peço que este segmento que quer avançar nos debates repensem essa metodologia, com relação a educação, temos quer priorizar a educação básica em tempo integral”, pediu o vereador.  A criação de um Conselho Municipal de Juventude, para debater as políticas públicas voltadas para os jovens é de grande valência para Alex Pamplona, do Conselho Nacional da Juventude. “ Não só a criação de Conselho Municipal, mas também precisamos de um Estatuto da Juventude de Belém, um Fundo Público que o jovem tenha acesso e a realização de Conferências Municipais da Juventude, para os jovens opinarem nessa criação de políticas públicas”, destacou Pamplona.

 

A questão dos jovens na zona rural, foi lembrada pela vereadora Sandra Batista, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. “ Temos que atentar para a saúde dos jovens do campo, onde aumentou consideravelmente o número de jovens mortos vítimas da violência”, ressaltou Sandra Batista.

 

Já a fomentação a geração de empregos e renda foi comentada por Diego Teófilo, educador da Unipop (Instituto Universidade Popular), “ Pedimos a inclusão de uma linha de crédito para jovens, a realização de feiras e eventos baseados na Economia Solidária, com a participação dos jovens empreendedores.”

Durante a apresentação, todos os vereadores e assessores presentes receberam uma cópia do Pacto pela

Juventude. Na campanha para a Prefeitura de Belém, em 2012, todos os candidatos, inclusive o atual Prefeito Zenaldo Coutinho, receberam e concordaram em considerar o Pacto pela Juventude durante a aprovação do PPA.

 

 

Fonte: UNIPOP

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca