ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • TTF Brasil

Rede Terra do Meio pactua 63 ações para os territórios tradicionais da região

13/06/2013

Entre 10 e 11 de junho, o Instituto Socioambiental (ISA), organização associada da Abong, participou do 8º Encontro da Rede Terra do Meio,  fórum de diálogo para a promoção das áreas protegidas e populações da região do sudoeste do Pará.

 


A Terra do Meio é uma vasta região de floresta e populações tradicionais, localizada na Bacia do Rio Xingu, no sudoeste do Pará, entre os rios Xingu e Iriri. Este ano, o encontro da Rede tratou principalmente de questões relacionadas aos impactos das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte na região, como a intensificação do roubo de madeira, novas ameaças de grileiros e problemas no atendimento de direitos básicos como saúde e educação. (Confira a programação).

 

Ao final do encontro as instituições se comprometeram a executar 63 ações nos próximos 12 meses. Entre elas destacam-se: elaborar uma proposta que aponte a destinação dos recursos de compensação ambiental de Belo Monte para a região da Terra do Meio; fornecer informações qualificadas ao Ministério Público Federal, que auxiliem na execução de reintegração de posse das áreas ilegalmente ocupadas;

cobrar da Secretaria Estadual de Saúde a compra e implantação de equipamentos para os postos de saúde já construídos nas três Reservas Extrativistas (Resex) (Riozinho do Anfrísio, Iriri e Xingu) e finalizar proposta de reconhecimento do Mosaico de Áreas Protegidas do Xingu. (Veja as atividades previstas).

 

A Rede é composta por institutos de pesquisa, organizações não governamentais e associações que buscam caminhos para a consolidação do Mosaico da Terra do Meio - bloco de áreas protegidas de um dos maiores corredores de diversidade socioambiental do mundo. As ações foram pactuadas envolvendo diversas instituições como a Fundação Viver Produzir e Preservar - FVPP, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, Instituto Socioambiental - ISA, secretarias de Saúde e Educação de Altamira, Uni versidade Federal do Pará, WWF, Associação Cultura Franciscana - ACF, associações de moradores das Resex e da agricultura familiar, entre outras.

 

 

Fonte: Instituto Socioambiental

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca