ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Está disponível segunda edição da publicação "BRASIL REAL - desigualdade para além dos indicadores"

23/07/2013

Está disponível a segunda edição da publicação “'BRASIL REAL - desigualdade para além dos indicadores”. A obra reexamina indicadores de pobreza e desenvolvimento no Brasil. Para os autores, o padrão de desenvolvimento adotado pode assegurar crescimento econômico e até ampliação das transferências de renda, mas não se mostra eficiente para enfrentar o persistente abismo da desigualdade. A obra se encontra a venda no site da editora Expressão Popular.

 

“A publicação “O Brasil Real – a desigualdade para além dos indicadores” foi um esforço da Christian Aid, juntamente com as organizações parceiras e um instituto de pesquisa como o Cebrap no Brasil, para reforçar a reflexão sobre a desigualdade no Brasil. A publicação é fruto de uma adaptação da metodologia criada para a pesquisa britânica The Spirit of Level, que demonstra com cruzamentos de dados estatísticos como a desigualdade é pior para toda a sociedade, afetando a qualidade de vida de pobres e ricos. Estamos satisfeitos com o fato de que o livro reforçou esse debate, questionando as mediações puramente econômicas das análises sobre pobreza e revelando que renda, em si, não reflete a totalidade das condições de vida de uma família”, explica Ana Cernov Rocha, assessora de projetos da Christian Aid no Brasil. A agência apoiou a realização e o lançamento da publicação.

 

A pesquisa e o livro contaram com o apoio dos seguintes parceiros da Christian Aid no Brasil: Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, Centro Ecumênico Evangelização, Capacitação e Assessoria, Comissão Pró-Índio de São Paulo, Instituto de Estudos Socioeconomicos, Koinonia, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e Sempre Viva Organização Feminista.

 

Os contrastes do Brasil Real

 

Desenvolvimento, desigualdade e pobreza são temas recorrentes na agenda pública do Brasil. A pesquisa abre, segundo seus autores, um caminho para compreender o contraste entre os holofotes do crescimento e a real vulnerabilidade de boa parte da população brasileira. Contrariando o consenso estabelecido, os pesquisadores constataram (entre outras descobertas), que os programas de transferência de renda, apesar de representarem um avanço importante, não tocaram na desigualdade estrutural.

 

Ao invés de analisarem apenas a queda da desigualdade de renda para o conjunto do Brasil, mostraram as diferenças entre áreas urbanas e rurais, grandes regiões e estados, já que distância entre ricos e pobres apresenta diversas configurações espaciais. Enfim, uma pesquisa empírica que não se exime de enfrentar os desafios políticos e sociais do país.

 

“Nosso intuito foi contribuir ao debate, com insumos concretos para desvelar quais as questões estruturais que formaram o Brasil e que permanecem em voga fazendo do país um dos campeões da desigualdade. O estudo reconhece os importantes avanços trazidos pelas políticas sociais dos últimos dez anos, essenciais para que uma parcela grande da população melhorasse de vida, mas o jogo segue sendo desleal em favor das grandes elites porque as regras são as mesmas. Esperamos que a publicação seja mais um elemento no combate às desigualdades e na construção de um país mais justo”, conta Ana Rocha.

 

Com informações da Expressão Popular e do Cebrap

 

Brasil Real: A Desigualdade para Além dos Indicadores

Autor: Alexandre de Freitas Barbosa (org.)

Número de páginas: 152

ISBN: 978-85-6442-131-8

Editora: Outras Expressões

Categoria: Sociologia e Serviço Social

Peso: 264 g

R$ 15,00

Ano:  2013Idioma:  Português

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca