ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

CENTRAC realiza oficina para analisar o orçamento da saúde pública municipal

25/07/2013

A Organização Não Governamental Centro de Ação Cultural - CENTRAC realiza no próximo sábado, 27 de julho, das 9h às 12h, a oficina “Execução Orçamentária da Saúde Pública Municipal”. O evento faz parte das atividades do Programa Controle Social da Gestão Pública do CENTRAC e vai contar com um público de cerca de 30 pessoas, dentre as quais, participantes do curso “Controle Social da Saúde Pública Municipal” realizado entre os meses de abril e junho de 2013, agentes comunitários de saúde, profissionais e conselheiros da saúde, estudantes da área e outras afins e lideranças de conselhos populares de saúde. A oficina acontecerá na sede do CENTRAC, localizada à Rua Rodrigues Alves, 672, no bairro da Prata, em Campina Grande-PB.

 

Durante a oficina, que será ministrada pelas educadoras do CENTRAC, será feita uma análise da execução orçamentária da saúde durante o primeiro semestre de 2013. O estudo será feito com base os balancetes produzidos pela atual gestão e outros documentos de prestação de contas disponibilizados no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade - SAGRES (http://portal.tce.pb.gov.br/aplicativos/sagres/). “O objetivo é aprofundar os conhecimentos que foram levantados no curso de Controle Social da Saúde Pública Municipal, vendo na prática como acontece a execução orçamentária. Queremos ainda analisar o impacto das políticas na área da saúde implementadas no município atualmente”, explica Ana Patrícia Sampaio, cientista social e coordenadora do Programa Controle Social da Gestão Pública.

 

Documento - As informações levantadas durante a oficina vão subsidiar a produção de um documento futuro que será socializado com o legislativo municipal, gestores públicos, conselheiros da saúde, imprensa e a população em geral. O documento, que ainda não tem data para ser lançado, terá distribuição gratuita. Para participação na oficina, terão prioridade os participantes do curso Controle Social da Saúde Pública Municipal, mas ela está aberta às demais pessoas interessadas na temática. Estas deverão ligar para o número 3341-2800 (Sonia ou Ana Patrícia) solicitando sua inscrição, que será permitida até que se esgote a capacidade do espaço para a oficina.

 

O Programa Controle Social da Gestão Pública visa qualificar a intervenção de sujeitos individuais e coletivos nos espaços de decisão do processo orçamentário nas etapas de elaboração, aprovação e execução nos três níveis de governo. Para isso, desenvolve ações de fortalecimento e capacitação da sociedade no acompanhamento e controle da execução orçamentária das políticas públicas governamentais.

 

Também está entre os seus objetivos fortalecer o debate na sociedade sobre a transparência e o combate a corrupção na gestão pública, através do estímulo à formação de fóruns e redes de controle social e da produção de estudos e análises que permitam difundir conhecimentos sobre a temática. Este trabalho conta com o apoio financeiro da entidade de cooperação internacional dos bispos da Alemanha MISEREOR.

 

 

Fonte: CENTRAC

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca