ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Beyond

Seminário “A juventude e as políticas públicas: questões, desafios e propostas”

02/08/2013

Seminário “A juventude e as políticas públicas: questões, desafios e propostas”, realizado pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, a FIOCRUZ e o CRP.

 

 

As manifestações populares que tomaram as ruas nas principais cidades do Brasil foram conduzidas, na sua maioria, dos jovens de diferentes classes sociais. Tais manifestações inserem-se, em sua maioria, na perspectiva da ampliação e da garantia de direitos sociais relativos ao transporte público, à educação e à saúde, porém sob novas formas de organização e de luta genericamente batizadas como “a voz das ruas”. Também aqui em Petrópolis ocorreram manifestações semelhantes. Não basta, contudo, reivindicar direitos. Faz-se necessário estabelecer fóruns de reflexão e debate para lidar com as dimensões econômicas, sociais, culturais, políticas e jurídicas implicadas e, fundamentalmente, para afirmar o protagonismo dos jovens na formulação e controle de políticas públicas. 

O protagonismo dos jovens é relativo: ser jovem é ser orientado para o futuro, mas sob os constrangimentos e exigências da sociedade, por meio da família, dos amigos, da escola, no momento presente. Como lidar com as condições que prefiguram esse futuro em termos de inserção na sociedade? Como responsabilizar-se por ações cujo sentido precisa ser experienciadas individualmente? É necessário educar para a sociedade ou para transformar a sociedade? Quais são os valores básicos para orientação na vida social?

É nesse sentido que o Centro de Defesa de Direitos Humanos (CDDH) de Petrópolis e o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/Fundação Oswaldo Cruz e o Conselho Regional de Psicologia através da Subsede da Região Serrana convidam-no(a) a participar do Seminário “A juventude e as políticas públicas: questões, desafios e propostas”.

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca