ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Movimentos iniciam coleta de assinaturas pela Reforma Política

06/08/2013

 

Plataforma de diversas entidades sociais precisa recolher 1,5 milhão de assinaturas para levar proposta ao Congresso


Começou neste domingo (05), a semana nacional pela coleta de assinaturas para a proposta de Iniciativa Popular pela Reforma do Sistema Político, elaborada pela Plataforma dos Movimentos Sociais, formada por 40 entidades da sociedade civil.

 

Segundo o documento da Plataforma, “a Iniciativa Popular, a exemplo do Ficha Limpa, é o caminho que temos para pressionar o Congresso e dizer qual é a reforma política que queremos”.

 

Entre as principais propostas estão as reivindicações por “maior participação dos grupos sub-representados nos espaços de poder”, o “fim da influência do poder econômico nas eleições” e a “participação direta da população nas decisões políticas”.

 

Quem assina a proposta da Iniciativa também apoia a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a revogação dos mandatos pela população. Segundo documento dos movimentos, os mandatos só podem ser cassados pelo próprio Congresso ou a Justiça. “Quem elege não tem este poder. A PEC que está em tramitação no Congresso, com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), possibilita que o/a eleitor/a possa revogar o mandato, portanto dizendo, ‘este nosso representante não nos representa mais’”, esclarece.

 

Para que a proposta de Iniciativa Popular seja votada no Congresso Nacional, ela precisa ter, no mínimo, 1,5 milhão de assinaturas.

 

As assinaturas serão coletadas em diversos espaços públicos e no site da Plataforma, onde também é possível ter acesso à íntegra da proposta:  www.reformapolitica.org.br

 

 

Fonte: Brasil de Fato

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca