ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte

9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres começa neste mês

15/08/2013

Pela primeira vez no Brasil, encontro discute a atual conjuntura do feminismo na América Latina entre os dias 25 e 31 de agosto, em São Paulo

 

 

Entre os dias 25 e 31 de agosto, o Brasil sediará, pela primeira vez, o Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Com o tema “Feminismo em Marcha para Mudar o Mundo”, a 9ª edição do encontro pretende reunir ativistas feministas de cerca de 40 países em uma maratona intensa de debates, oficinas e atividades culturais no Memorial da América Latina, em São Paulo.

 

O combate ao machismo, a autonomia sobre o corpo e a auto-organização das mulheres estão entre alguns dos temas que serão debatidos entre mais de mil ativistas que devem comparecer ao encontro. No último dia (31), as mulheres realizarão uma grande mobilização nas ruas da capital paulista.

 

A Marcha, realizada a cada dois anos, já foi sediada em países como Quebec, Índia, Uganda, China e Peru. “Este encontro tem vários sentidos para nós. Ele, por exemplo, encerrará o mandato do Brasil na frente do secretariado internacional da Marcha”, comenta Nalu Faria, coordenadora na Marcha e da Sempreviva Organização Feminista (SOF), em São Paulo.

 

Entre as propostas da Marcha também está a promoção de um intercâmbio entre as experiências da luta feminista em vários países pelo mundo. Segundo Nalu, é um momento de explicar melhor o que é o processo na América Latina, já que nos países em que a Marcha está organizada há uma ideia de que aqui se vive uma conjuntura diferente dos outros continentes, com a possibilidade de construir uma alternativa para os desafios do feminismo.

 

“O Brasil - que viveu estas mobilizações tão emblemáticas - coloca para nós dos movimentos sociais em geral, e para nós do feminismo e da Marcha, em particular, que devemos pensar realmente o que são os desafios dessa conjuntura para que possamos realmente canalizar a energia, a mobilização e as críticas que a gente tem ao atual modelo para uma superação a favor dos trabalhadores e das trabalhadoras”, diz a coordenadora.

 

Entre as atividades permanentes do Encontro está a exposição “Feminismo em marcha”, que acontece na Galeria Olido, no centro de São Paulo, entre os dias 25 de agosto e 29 de setembro, com projeções, fotografias e materiais históricos, que apresentam as principais ações e temáticas abordadas pelo movimento em mais de 60 países.

 

 

Para conferir a programação completa da Marcha, clique aqui.

Mais informações em: http://marchamulheres.wordpress.com/

 

 

Fonte: Brasil de Fato

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca