ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • TTF Brasil

MEC recebe grupo de ONGs para discutir entraves à participação social nas políticas do ministério

16/08/2013

Ontem, 15 de agosto, foram recebidos no MEC representantes de seis organizações da sociedade civil para debater com lideranças do ministério os entraves que as políticas recentes do governo federal têm criado para a realização de parcerias. A reunião foi agendada como resposta a uma carta encaminhada ao ministro Mercadante subscrita por 30 organizações que reivindicavam o reconhecimento do papel das organizações da sociedade civil na realização do direito à educação de qualidade para todos. Foram relatadas diversas experiências positivas das organizações que atuam em parceria com o Governo Federal, estaduais e municipais no desenvolvimento de projetos educacionais.

 

Os gestores do Ministério destacaram que, de fato, as políticas que focalizam ações afirmativas dirigidas a populações tradicionais e os programas de educação integral sofreram bastante com os entraves criados às parcerias com organizações da sociedade civil, que têm experiência na produção de materiais educativos e no desenvolvimento de projetos com comunidades. A proposta para enfrentar o preconceito que se criou contra as ONGs com base em políticas equivocadas de gestões passadas foi promover um seminário para dar visibilidade e debater as boas práticas de parceria e seus resultados. Destacou-se que essa iniciativa, que visa criar um ambiente institucional favorável, se soma às iniciativas lideradas pelo Ministro Gilberto Carvalho para criar um novo marco regulatório para as OSCs.

 

Estavam presentes na reunião o assessor especial do ministro, Marcio Meira, a secretária da SECADI, Macaé Santos e a diretora de Currículo e Educação Integral, Jaqueline Moll. Representando a sociedade civil estavam, além de Vera Masagão Ribeiro, da direção executiva da Abong, Sueli Lima, da Casa da Arte de Educar, Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec, Daniel Raviolo, do Comunicação & Cultura, Claudius Ceccon, do CECIP e Fábio Pena do Saúde e Alegria.

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca