ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Heliópolis recebe a Exposição Itinerante da SOS Mata Atlântica

19/08/2013

O projeto permanecerá de hoje (19) a 23 de agosto na Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Instituto Baccarelli

 

 

A partir desta segunda-feira (19/08), o bairro de Heliópolis (SP) receberá o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Um caminhão da ONG projetado como uma sala de aula itinerante para atividades de educação ambiental participará da Semana do Meio Ambiente, do Instituto Baccarelli. As atividades ocorrerão no Centro de Convivência Educacional e Cultural de Heliópolis, na Estrada das Lágrimas nº 2385.

 

A abertura do evento, às 13h, contou com uma apresentação do Coral da Gente do Instituto Baccarelli, formado por crianças da comunidade, que preparou um repertório composto por músicas relacionadas ao tema meio-ambiente.

 

O patrocínio é de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus. Diversas ONGs, projetos e o poder público apoiam a iniciativa. Entre eles estão o Instituto Baccarelli, UNAS (União de Núcleos e Associações de São João Clímaco e Heliópolis) e CCECH (Centro de Convivência Educacional e Cultural de Heliópolis).

 

A exposição permanecerá em Heliópolis até o dia 24 de agosto realizando atividades com cerca de mil crianças do programa de formação do Instituto Baccarelli. No sábado, 24, a programação é aberta a toda comunidade e ao público em geral, das 10h às 16h. Neste dia, está programada a participação do grupo de voluntariado da SOS Mata Atlântica e o plantio de 15 mudas de espécies frutíferas da Mata Atlântica.

 

O projeto “A Mata Atlântica é Aqui” possui dois caminhões: o primeiro, adaptado para atividades de educação ambiental, continua viajando por 22 cidades brasileiras, em seu quinto ano de atividades. O segundo, projetado como uma sala de aula itinerante, estará entre agosto e outubro em diferentes bairros de São Paulo, para realizar atividades educativas gratuitas para o público de todas as idades, e em eventos ambientais, como a Virada Ambiental e Festival Aves de Paraty. O objetivo é sensibilizar a população para a importância da Mata Atlântica e sua influência na qualidade de vida nos centros urbanos. Também visa despertar atitudes de boas práticas para um meio ambiente melhor.

 

Durante as visitas, a SOS Mata Atlântica e as instituições parceiras locais promoverão o cine Ambiental, o Jogo A Mata é o Bicho (espécie de Super Trunfo), oficinas de desenho e de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica, a Maquete Dinâmica, que representa as consequências da retirada da cobertura vegetal natural, como assoreamento dos rios, perda de nascentes e prejuízo para o abastecimento hídrico das populações e outros jogos educativos, além de rodas de conversa.

 

Um dos destaques da programação é a roda de conversa “Desafios e oportunidades dos projetos urbanos”, no dia 23/08, das 14h às 16h. Mediada por Romilda Roncatti, coordenadora de Projetos Itinerantes da Fundação SOS Mata Atlântica, a roda de conversa contará com a presença de diversas instituições que atuam no bairro.

 

Esta é a primeira vez que o projeto itinerante passa pelo bairro de Heliópolis. O caminhão conta, ainda, com estrutura própria para receber deficientes físicos. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também poderá participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades ou agendamento de grupos para visitas monitoradas, é preciso entrar em contato pelo e-mail itinerante@sosma.org.br ou itinerante.apoio@sosma.org.br.

 

Mais informações em www.sosma.org.br/projeto/a-mata-atlantica-e-aqui-exposicao-itinerante-do-cidadao-atuante.

 

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

 

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.

www.sosma.org.br

twitter.com/sosma

youtube.com/sosmata

facebook.com/SOSMataAtlantica

 

Programação

19 de agosto – Centro de Convivência Educacional e Cultural de Heliópolis

13h às 16h – Cine Ambiental, Jogo A Mata é o Bicho, Maquete Dinâmica, Oficina Casinha Boas Práticas.

13h – Solenidade de abertura.

14h – Apresentação do Coral Instituto Baccarelli.

 

20 a 22 de agosto – Centro de Convivência Educacional e Cultural de Heliópolis

10h às 16h – Cine Ambiental, Jogo A Mata é o Bicho, Maquete Dinâmica, Oficina Casinha Boas Práticas.

 

23 de agosto – Centro de Convivência Educacional e Cultural de Heliópolis

10h às 14h – Cine Ambiental, Jogo A Mata é o Bicho, Maquete Dinâmica, Oficina Casinha Boas Práticas.

14h às 16h – Roda de conversa sobre “Desafios e oportunidades dos projetos urbanos”. Mediadora: Romilda Roncatti - Coordenadora de Projetos Itinerantes da Fundação SOS Mata Atlântica.

 

24 de agosto – Centro de Convivência Educacional e Cultural de Heliópolis

Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 16h

10h às 16h – Cine Ambiental, Jogo A Mata é o Bicho, Maquete Dinâmica, Oficina Casinha Boas Práticas, Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica, Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.

10h – Palestra: A Mata Atlântica é aqui em Heliópolis.

11h – Plantio de mudas na praça da passagem

14:30h – Oficina de brinquedos feitos com garrafas PET.

 

Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento: Cine Ambiental, Jogo A Mata é o Bicho, Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica, Maquete Dinâmica, Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica, Oficina Casinha Boas Práticas e outros jogos educativos.

 

SERVIÇO

Projeto: A Mata Atlântica é Aqui - Exposição Itinerante do Cidadão Atuante.

Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.

Data: 19 a 24 de agosto.

Local: Centro de Convivência Educacional e Cultural de Heliópolis – CCECH, Heliópolis – Estrada das Lágrimas, 2385.

Horário: até o dia 23 de agosto, atividades voltadas para escolas locais. No dia 24, aberto ao público, das 10 às 16h.

Informações para o público: itinerante.apoio@sosma.org.br, itinerante@sosma.org.br ou  www.sosma.org.br.

Telefone: (11) 3262-4088.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

 

Fonte: SOS Mata Atlântica

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca