ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Caravana agroecológica percorrerá regiões de conflitos no Rio Grande do Norte

10/09/2013

 

A  Chapada do Apodi, no Rio Grande do Norte, vai receber uma Caravana Agroecológica e Cultural entre os dias 23 e 26 de outubro. Na região, famílias agricultoras agroecológicas sofrem pressão dos que querem investir em umaagricultura baseada em agrotóxicos, além de voltada para a exportação.

 

A iniciativa envolve organizações e movimentos sociais da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). De acordo com informações das entidades, a Caravana passará por diversos municípios da região, reunindo cerca de 300 pessoas.

 

O objetivo é mobilizar e promover o intercâmbio de experiências. A Chapada do Apodi é alvo de grandes ameaças em decorrência do Projeto de Perímetro Irrigado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), que vai expulsar mais de seis mil agricultores e agriculturas de suas terras para favorecer a instalação de empresas do agronegócio.

 

A Caravana terá início no município de Mossoró, com a realização de momentos culturais e debates políticos. De lá, grupos seguirão distintas rotas. Uma delas passará em Limoeiro do Norte, no Ceará, e em Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, onde o perímetro já está implantado. O encerramento da Caravana será no acampamento Edivan Pinto, no qual estão acampadas mais de mil famílias em resistência ao empreendimento na Chapada do Apodi.

 

Além dessa no Rio Grande do Norte, mais caravanas territoriais devem ocorrer, entre outubro e novembro, em outras regiões brasileiras. Estes eventos são etapas preparatórias para o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), previsto para 2014.

 

 

Fonte: Agência Pulsar

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca