ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Beyond

Audiência pública discutirá mobilidade urbana no DF

31/10/2013

A iniciativa possibilitará a participação da sociedade na construção de uma Política Distrital de Mobilidade Urbana

 

 

Na próxima sexta-feira, 01/11, a partir das 10h, será realizada audiência pública sobre mobilidade urbana no DF, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Movimentos sociais ligados à Mobilidade Urbana e Direito à cidade, aos quais se associa o Movimento Nossa Brasília, em parceria com o mandato do deputado Joe Valle, são os responsáveis pela proposta do evento. Entre os temas que serão abordados na audiência estão: o financiamento e gestão, a intermodalidade e o conselho de mobilidade e participação social.

 

A realização da audiência pública é um espaço importante que possibilitará a participação da sociedade na construção de uma Política Distrital de Mobilidade Urbana, que dialogue com os Planos Diretores, de Transporte Urbano e de Conservação Urbana, aos moldes da política nacional.

 

Segundo Cleomar Manhas, integrante do Movimento Nossa Brasília e assessora política do Inesc, “Brasília está na contramão das políticas promotoras de direitos quando falamos de transporte público, que continua nas mãos de empresários e visam o lucro e não o atendimento ao direito humano à política de transporte que realmente garanta ao cidadão e à cidadã o direito de ir e vir e de se apropriar da cidade como um todo.Vivemos em um dos territórios  mais desiguais do país, com concentração de postos de trabalho e equipamentos de lazer e cultura no Plano Piloto”.

 

Cleomar destaca que além de não haver incentivo para a desconcentração, não há investimento em transporte que inclua as pessoas que estão afastadas desses equipamentos. “Além de ser caro, o transporte é de péssima qualidade. Não há discussão sobre a integração dos diversos modais. Os pedestres e ciclistas são invisibilizados e a cidade privilegia o transporte individual”, critica.

 

Fonte: Inesc

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca