ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • TTF Brasil

FASE lança cadernos e discute territórios urbanos

31/10/2013

A série Caderno de Debates, recém-lançada pelo Programa Nacional de Direito à Cidade da FASE, já tem dois números disponíveis. Os livretos reúnem artigos, reportagens e entrevistas com o objetivo de inspirar novas reflexões sobre o contexto atual das cidades brasileiras. A organização é de Joana Barros, Evanildo B. da Silva e Lívia Duarte.


O primeiro número Juventude e Direitos na Cidade nasce da reflexão sobre o trabalho da FASE com jovens do Rio de Janeiro, do Recife e de Belém. Mas não espere uma série de artigos que falem sobre os jovens estritamente: buscamos nos debruçar sobre temas que transbordam as questões geracionais. Violência, acessibilidade, a luta das mulheres, cultura, mobilidade urbana, privatização da vida, justiça ambiental e direito à cidade: temas que falam aos jovens e a toda a sociedade foram selecionados.

 

Acesse a seguir a edição que contou com o apoio da Ajuda da Igreja Norueguesa:

http://issuu.com/ongfase/docs/caderno_de_debates_b/1?e=4383667/5190822

 

 

O Caderno de Debates 2 - Cidades e Conflito: o urbano na produção do Brasil contemporâneo – revisita dois artigos do sociólogo Francisco de Oliveira: “O Estado e o urbano no Brasil” e “O Estado e a exceção ou o Estado de exceção?”, aqui republicados. Inclui ainda um artigo da socióloga Cibele Saliba Rizek que, junto a uma entrevista inédita com Oliveira, nos ajuda nesta ‘visita’ ao urbano brasileiro a partir do olhar daquele que ela nomeou, carinhosamente, como Mestre Chico.

Para a FASE, comentamos na introdução, esta publicação é “uma oportunidade de (re)ligação com as muitas questões, dúvidas e expectativas de atuação na cena urbana do país, especialmente levadas a cabo pelas releituras internas acerca do papel cada vez mais multidisciplicar, atropológico (no sentido da imersão e do método dessa imersão) e criticamente posicionado acerca dos modelos de cidades e de políticas urbanas em curso no Brasil”.

Acesse aqui a edição que contou com o apoio da Ajuda da Igreja Norueguesa e da Fundação Rosa de Luxemburgo.

 

Para saber mais sobre os cadernos, entre em contato: comunicacao@fase.org.br

 

 

Fonte: FASE

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca