ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • ALOP

Seminário traz líderes de organizações da sociedade civil da América Latina que participam de projeto apoiado pela União Europeia

07/11/2013

 

 

Representantes de 18 organizações latino-americanas estarão no Seminário Internacional A Sociedade Civil Organizada e o Processo Democrático na América Latina, que acontece dia 12 de novembro na sede da Abong em São Paulo com a participação de especialistas como Sérgio Haddad (Ação Educativa), o jornalista e ativista uruguaio Raúl Zibechi (via vídeoconferência) e o economista peruano Oscar Ugarteche.

*A coletiva de imprensa com os palestrantes aconterá às 9h.

 

Iniciado em janeiro de 2013 e com previsão de término em dezembro de 2014, o projeto "Mesa de Articulación da América Latina e Caribe  e seus aliados aumentam a capacidade de incidência e diálogo com o setor privado e governos", apoiado pela União Europeia, é executado pela plataforma Mesa de Articulación, baseada no Chile, com coordenação da Acción (Asociación Chilena de Organismos No Guberlamentales), também chilena.

 

Mesa de Articulación é formada por organizações que formam grupos de trabalho para desenvolver estudos para incidir na formulação de políticas relacionadas ao desenvolvimento de um ambiente propício para o funcionamento das organizações da sociedade civil na região.

 

Entre os desafios comuns identificados pelas organizações, estão o reconhecimento das OSCs como atores políticos e sociais relevantes para o fortalecimento da democracia, a geração de mecanismos transparentes e confiáveis de financiamento público para garantir sua independência, a criação de marcos jurídicos claros para o seu funcionamento e a o diálogo com o setor público e privado.

 

O projeto também se propõe a criar um Observatório Regional de Monitoramento de Recursos para sistematizar e divulgar informações para governos e outros atores interessados em financiamentos públicos para ONGs.

 

Além disso, a ação pretende contribuir com o fortalecimento de outras redes, gerando conhecimento e troca de experiências com organizações da sociedade civil organizada de outras regiões do mundo, como África e Ásia.

 

Com trajetória reconhecida no fortalecimento da democracia e direitos humanos, as plataformas de OSCs participantes atuam não só em defesa dos interesses do campo – como a criação de um ambiente favorável – como também trabalham em diferentes áreas, como educação popular, direitos das mulheres, democratização da comunicação, uso sustentável dos recursos naturais da região e a adoção de uma concepção alternativa de desenvolvimento.

 

Participantes do projeto

Abong - Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais
Com 250 associadas, a Abong articula e representa publicamente ONGs comprometidas com a democracia, a universalização dos direitos, a luta contra a pobreza e todas as formas de discriminação e exclusão. 
Sitewww.abong.org.br

Acción: Asociación Chilena de Organismos No Guberlamentales
A Acción reúne cerca de 70 organizações interessadas em promover o exercício da cidadania plena e o reconhecimento e respeito aos direitos humanos, econômicos, sociais e culturais.
Site: www.accionag.cl

 

AFM - Articulación Feminista Marcosur
A AFM é uma rede de organizações e ativistas feminista que tem como estratégia promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento de um campo político feminista em nível regional e global. 
Site: www.mujeresdelsur-afm.org.uy

 

ALOP - Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción Al Desarrollo
Associação de organizações não-governamentais de desenvolvimento provenientes de 20 países da América Latina e Caribe. Entre suas finalidades estão constituir um espaço de encontro e intercâmbio, elaborar propostas de desenvolvimento globais e setoriais levando em conta as experiências das associadas  e estabelecer uma relação pró-ativa com os atores do desenvolvimento latino-americano e do Caribe.

Site: www.alop.org.mx

 

AMARC – Asociación Mundial de Radios Comunitarias
Organização internacional  de rádios comunitárias, cidadãs e populares. Sua missão é promover a liberdade de expressão para contribuir com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. 
Site:
alc.amarc.org

 

ANC – Asociación Nacional de Centros de Investigación, Promoción Social y Desarrollo – Perú
A ANC é uma associação formada por organizações não-governamentais peruanas que realizam trabalho de promoção do desenvolvimento e combate à pobreza em diversas regiões do país, no campo e nas cidades, agindo na ampliação dos serviços básicos em alimentação, saúde e educação, em benefício de mulheres, crianças e meio ambiente.
Site: www.anc.org.pe


ANONG – Asociación Nacional de Organizaciones No Gubernamentales Orientadas al Desarrollo – Uruguay
Associação formada por mais de 70 instituições não-governamentais de todo o país dedicadas a atividades relacionadas ao desenvolvimento. Mantém estreita relação de cooperação e é consultado de forma permanente por diferentes organismos como a Presidência da República, o Unicef, o PNUD e outras instituições internacionais, nacionais e locais. 
Site: www.anong.org.uy

 

CEEAL - Consejo de Educación Popular de Latinoamerica y el Caribe
Associação de 195 organizações constituída em 1982, com a presença de 21 países da América Latina e Caribe. Suas afiliadas desenvolvem ações educativas em múltiplos campos de desenvolvimento social.
Site: http://www.ceaal.org

 

CCONG - Confederación Colombiana de Organizaciones No Gubernamentales
Criada em 1989 com o objetivo de articular propósitos coletivos e fortalecer a capacidade institucional de ONGs colombianas. 
Site: http://www.ccong.org.co/

Convergencia de Organismos Civiles por la Democracia – México
A Convergencia de Organismos Civis por la Democracia nasce em 1990 como iniciativa de diversos organismos interessados em abrir um espaço de reflexão e análise sobre as mudanças nacionais e internacionais.
Site: www.convergenciacivil.org.mx

 

Coordinación de ONG y Cooperativas – CONGCOOP – Guatemala
Surge em 1992. Depois de iniciar um processo de desenvolvimento institucional, estende seu campo de ação até âmbitos mais amplos, focando no desenvolvimento rural e da população campesina. No plano internacional, conta com espaços de interlocação e vem ganhando reconhecimento das principais agências de cooperação para a Guatemala e a América Central, como agente de opinião e executora de programas sociais. 
Site: www.congcoop.org.gt

Encuentro - Argentina
Rede formada em 1997 que reúne 31 ONGs. Participa de diversos Conselhos e atualmente se encontra em processo de articulação com outras três redes de ONGs da Argentina. 
Site: www.indes.org.ar

LATINDADD – Red Latinoamericana sobre Deuda, Desarrollo y Derechos
A LATINDADD é formada por instituições de países latino-americanos que trabalham pela resolução definitiva da dívida externa.Realiza ações de sensibilização, capacitação, monitoramento de políticas públicas  e elaboração de propostas alternativas, além de mobilização da sociedade civil e de movimentos sociais. Atualmente, fazem parte da LATINDADD 17 organizações de 9 países.
Sitewww.latindadd.org/

PIDHDD – Plataforma Interamericana de Derechos Humanos, Democracia y Desarrollo
Fundada em 1992 na Colômbia, é uma associação formada por diversas organizações da sociedade civil que promovem os direitos humanos, econômicos, sociais e culturais na América do Sul, América Central e Caribe.
Site: www.pidhdd.org

 

Pojoaju – Asociación de ONGs de Paraguay
Entidade fundada em 1999 com o propósito de articular uma instância de coordenação para as ONGs e redes de ONGs do Paraguai. Sua missão é constituir-se como interlocutora entre as ONGs e as redes com o setor público, as organizações sociais, as agências e as instituições internacionais de cooperação, buscando mecanismos de desenvolvimento sustentável, definição de políticas públicas de bem-estar e fortalecimento da democracia como modelo de participação cidadã.
Site: www.pojoaju.org.py

 

Propuesta Ciudadana - Perú
O grupo é um consórcio de ONGs com interesse comum em apoiar a consolidação do sistema democrática no Peru contribuindo com a elaboração de propostas de políticas para a reforma do Estado. 
Site: www.propuestaciudadana.org.pe

 

Sinergia - Venezuela
A missão é ser um espaço democrático de articulação, cooperação e criação de oportunidades de participação e fortalecimento das organizações da sociedade civil, para contribuir com a excelência do setor e incidir na construção de políticas sociais de interesse público e equidade social.
Site: www.sinergia.org.ve

Unitas - Unión Nacional de Instituciones para el Trabajo de Acción Social - Bolivia
Fundada em 1976, é uma rede de ONGs constituída por 29 instituições associadas que trabalham em todo o território nacional. Sua missão é contribuir para a geração de propostas alternativas de desenvolvimento e mudança social para uma sociedade democrática, solidária e justa, juntamente com movimentos sociais e organizações populares.
Site: www.redunitas.org

 

 

SERVIÇO

Seminário Internacional - A Sociedade Civil Organizada e o Processo Democrático na América Latina
Data:
12 de novembro de 2013 (terça-feira)
Horário:
9h - 18h30 
Local: Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque - São Paulo (auditório)
Tel: 11- 3237-2122
Site: www.abong.org.br

 

*COLETIVA DE IMPRENSA COM OS PAINELISTAS: 9h 



 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca