ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • TTF Brasil

Seminário “Sociedade Inclusiva: Utopia ou realidade?” marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

27/11/2013

No dia 3 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a capital baiana sediará o 16º Seminário de Acessibilidade e Cidadania de Salvador. O evento é realizado pela Associação Vida Brasil, Rede COCAS, Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista (Afaga) e Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD), juntamente com outras 19 organizações ligadas ao movimento das pessoas com deficiência na Bahia, e marca a história de luta desse segmento. O 16º Seminário acontece no Hotel Sol Victória Marina, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.

 

Em 2013, com o tema "Sociedade Inclusiva: Utopia ou realidade?", além de fazer um balanço do que foi feito até agora, o seminário se pretende ser um espaço para discutir as perspectivas para o futuro. Principalmente diante de um contexto em que a temática da acessibilidade vem ganhando destaque no país por conta da realização dos grandes eventos esportivos (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016).

A programação do seminário conta com três mesas temáticas e uma série de apresentações culturais de grupos de pessoas com e sem deficiência. Entre os temas de destaque desta edição estão: Democracia Participativa, Transporte Acessível e Educação Inclusiva. A experiência do Instituto de Pesquisa sobre Deficiência de Quebéc, Canadá (CIRRIS), também está entre as atividades previstas no evento.

PROGRAMAÇÃO

Manhã - 8h30 às 12h30

Credenciamento / Abertura / Apresentação Cultural


Mesa I – Democracia Participativa

Palestrantes: Alexandre Carvalho Baroni (Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SUDEF); Evangel Vale (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COEDE/BA) e DamienHazard (Associação Vida Brasil/COCAS).

 

Mesa II – Educação Inclusiva

Palestrantes: Mariene Martins Maciel (AFAGA); Patrícia Braile (Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia); representante da Defensoria Pública – a confirmar; Teófilo Galvão Filho (UFBA) e Teresa Cristinade Holanda Sousa (Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria de Cultura/CENAP-Secult)

 

Tarde – 14h às 18h

Mesa III – Transporte Acessível

Palestrantes: Heron Cordeiro (Associação Vida Brasil/COCAS); Vanderlino Sousa Santos (ASPEDELF); Yuri Brito (Movimento Passe Livre) – a confirmar; Yan Grenier (CIRRIS-Quebec, Canadá), vereadora Aladilce Souza e Marcelo Correia (Transalvador) – a confirmar.

Encerramento / Apresentação Cultural

 

SERVIÇO


O quê?
16º Seminário de Acessibilidade e Cidadania de Salvador

Quando? 3 de dezembro de 2013 (terça-feira), das 9h às 18h

Onde? Auditório Ilha de Maré no Hotel Sol Victória Marina (Av. Sete de Setembro, nº 2068, Vitória)


INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES


Ficha de inscrição aqui.

Por e-mail: 16seminario2013@gmail.com

Por telefone: (71) 3321-4688 (Contato: Sandra Costa)

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Alex Hercog
(71) 8204-9664
comunicacaovidabrasil@gmail.com

 

ORGANIZAÇÃO

Associação Vida Brasil, Rede COCAS, Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista (Afaga) e Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD)


REALIZAÇÃO

 

Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), Associação Baiana de Cegos (ABC), Associação da Pessoa com Deficiência e Amigos de Valença (ADAV), Associação Baiana de Dança em Cadeira de Rodas (ABDCR),Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivo de Lauro de Freitas (APADALF), Associação de Pias e Amigos de Síndrome de Rett (ARRET), Associação Santoantoniense de Deficientes Visuais (ASDEV), Associação de Deficientes de Simões Filho (ASDEF), Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil e Comunidade (APABB), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pessoas com Albinismo da Bahia (Apalba), Associação de Deficiente de Lauro de Freitas (ASPEDELF), Centro de Surdos da Bahia (CESBA), Perspectivas em Movimento, SER DAWN, União Baiana de Cegos (UBC),Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD), Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista (Afaga), Associação dos Atletas Baianos com Necessidades Especiais (AABANE), Associação Baiana para Cultura e Inclusão (ABACI), Associação Sons do Silêncio (AESOS), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) e Vida Brasil.

 

APOIO

 

Coordenadoria Ecumênica de Serviços - CESE


 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca