ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP

CARE Internacional auxilia mais de 38 mil pessoas afetadas pelo tufão Haiyan nas Filipinas

09/01/2014

A ONG tem fornecido alimentos, abrigo, equipamentos para cozinha e suporte para que as famílias reergam suas residências e retomem suas vidas

 

São Paulo, 30 de dezembro de 2013 – Quase dois meses após a passagem do supertufão Haiyan nas Filipinas, catástrofe natural ocorrida no dia 8 de novembro de 2013, a falta de abrigo continua sendo crítica para milhões de pessoas. Em resposta a isso, a ONG CARE Internacional continua seus esforços de socorro para auxiliar a população a superar um dos piores tufões da história.

 

A CARE tem distribuído materiais para a construção e manutenção de abrigos, incluindo pregos, martelos, pás, mangueiras e serras – juntamente com equipamentos para cozinha – para mais de 14 mil pessoas. Além disso, são oferecidos metal laminado e madeira, elementos essenciais para a reconstrução das moradias. O time de emergência da CARE também está providenciando alimentos como arroz, feijão, peixe, carne enlatada, óleo, açúcar e sal para mais de 38 mil pessoas nas ilhas de Leyte e Panay.

 

Conseguir um abrigo continua sendo a tarefa mais urgente. Os moradores precisam reconstruir suas casas e os materiais de abrigo nos mercados locais estão escassos e em alguns estabelecimentos os preços chegam a dobrar. “O caminho para recuperação dessas famílias afetadas do Tufão Haiyan será longo”, diz Lex Kassenber, Diretor da CARE nas Filipinas. “Além do foco imediato em providenciar urgentemente materiais e alimentos para abrigos, a CARE está trabalhando com autoridades locais para programar planos que irão ajudar as pessoas a retornar a trabalhar assim que possível. Isso será crucial para que a economia local seja retomada e para ajudar as pessoas a se reerguerem”, completa.

 

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) estima que as fontes de renda de 5,6 milhões de pessoas foram destruídas, perdidas ou interrompidas por causa do tufão. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Tufão Haiyan também destruiu um terço da área de colheita de arroz das Filipinas.

 

A CARE Internacional pretende arrecadar US$20 milhões para auxiliar 200 mil pessoas em algumas das regiões mais devastadas. Até o momento, US$13,4 milhões já foram arrecadados ao redor do mundo. Esses fundos oferecem assistência de emergência para as pessoas afetadas pelo desastre nas Filipinas, como também suporte para que elas possam se reerguer ao longo dos próximos anos. A instituição lançou, aqui no Brasil, uma campanha para captação de recursos para as Filipinas por meio do site e redes sociais da instituição. Saiba mais em https://doare.org/organizacao/care-brasil/campanha/41/tufao-haiwan-atinge-as-filipinas.

 

A CARE atua nas Filipinas desde 1949, proporcionando alívio de emergência em casos de catástrofes e ajudando comunidades a se prepararem para situações catastróficas. Operações recentes da CARE nas Filipinas envolveram o tufão Bopha em 2012 e o tufão Ketsana em 2009.

 

 

Sobre a CARE Brasil

 

A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações no País em 2001. A CARE Brasil tem a missão de desenvolver comunidades empobrecidas do País, potencializando sua experiência, a diversidade local e os recursos existentes. Atua com foco no desenvolvimento territorial situando-se como agente catalisador de processos de transformação social em que as comunidades e indivíduos sejam protagonistas na busca de soluções duradouras para o combate à pobreza. Possui três eixos estratégicos de atuação: Educação para o Desenvolvimento, Empreendedorismo e Cadeias de Valor e Ajuda Humanitária e Redução de Risco de Desastres. A organização trabalha de forma transversal a questão de Gênero e das Mudanças Climáticas. Atualmente, opera em nove estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e sete regiões rurais (Acre, Bahia, Piauí, Pará, Maranhão, Ceará e Goiás). Em 12 anos, a entidade já apoiou mais de 100 mil pessoas no Brasil.

 

A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional. Com atuação em 84 países, a CARE apoiou, em 2012, mais de 83 milhões de pessoas através de 997 projetos de desenvolvimento e combate à pobreza e respostas humanitárias. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.

 

Informações para a imprensa

Fundamento Comunicação Corporativa (11) 5095-3866

Fernanda Santo – fsanto@fundamento.com.br – (11) 5095-3877 (direto)

Ana Carolina Prieto – aprieto@fundamento.com.br – (11) 5095-3872 (direto)

Rafael Machado – rmachado@fundamento.com.br – (11) 5095-3870 (direto)

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca