ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • FIP

Diálogos abordam Áreas Protegidas e Código Florestal no Fórum Social Temático

20/01/2014

 

A Fundação SOS Mata Atlântica, a Rede de ONGs da Mata Atlântica e a Frente Parlamentar Ambientalista, com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista do Rio Grande do Sul, convidam para os Diálogos Socioambientais sobre os temas “Código Florestal: implementação  ou retrocesso” e “Unidades de Conservação ameaçadas no Brasil”. O evento integra a programação do Fórum Social Temático (FST), que será realizado em Porto Alegre, de 23 a 26 de janeiro de 2014 e tem como tema deste ano “Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental”.

 

O movimento socioambiental e os representantes do poder público discutirão sobre como enfrentar os desafios que envolvem esses dois temas e que colocaram o governo e a sociedade em campos opostos, com a apropriação dos bens naturais por um pretenso desenvolvimentismo, baseado em uma economia de curto prazo e oportunismos políticos, de forma desconectada das recomendações do Fórum Social Mundial e das Convenções do Clima e da Biodiversidade.

 

Essas Convenções, entre outras das quais o Brasil é signatário, preconizam um desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente e a sociedade, com base na sustentabilidade para as atuais e as futuras gerações. Sem os avanços e diante da falta de políticas públicas transparentes e participativas, aprofunda-se ainda mais a crise por qual passam o Sistema Nacional de Meio Ambiente e suas interações.

 

As Unidades de Conservação, como parques e reservas, estão relegadas ao descaso e à incapacidade do Ministério do Meio Ambiente e do Governo Federal de promover a conservação e bons exemplos de gestão e visitação. Por isso, a sociedade foi convocada a participar de um movimento em defesa destas joias naturais: a campanha SOS Parques do Brasil.

 

A proposta dos Diálogos é também de buscar reverter esses conflitos, com ações propositivas e afirmativas para uma agenda de sustentabilidade para a sociedade  nas eleições de 2014.

 

No evento, serão apresentadas ainda as atividades da campanha do “Cumpra-se” – que pede a implantação e o cumprimento do Código Florestal – e o Observatório do Código Florestal. Contamos com a sua participação e de representantes do movimento socioambiental para organizar agenda de lutas para 2014.

 

Serviço

 

Diálogos Socioambientais no Fórum Social Temático
Data:  23 de janeiro, quinta feira;
Horário:  das 10h às 13h,
Local:  Auditório Dante Baroni, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101 – Porto Alegre).

Para confirmar presença nos Diálogos Socioambientais ou esclarecer dúvidas, por favor, entrem em contato pelo e-mail mobilizacao@sosma.org.br, com Bello Monteiro, ou no telefone (11) 3262- 4088.

 

 

 

Sobre o Fórum Social Temático

 

O Fórum Social Temático (FST) ocorre em Porto Alegre, de 23 a 26 de janeiro de 2014. O tema deste ano é “Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental”. O FST é um evento que ocorre dentro dos processos de articulação e mobilização do Fórum Social Mundial (FSM). Tem caráter internacional e se dedica a aprofundar o debate e reflexão sobre algumas lutas políticas e sociais de interesse das organizações e movimentos sociais. É um espaço para formulação de propostas, para troca de experiências, de convergências de todas as organizações e movimentos, aberto para o aprofundamento das reflexões e debates sobre novas formas de construção de um “Outro mundo possível”. Para mais informações sobre o fórum, acessem o site http://www.forumsocialportoalegre.org.br/

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca