ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Beyond

Fundação SOS Mata Atlântica promove a segunda edição da Praia no Tietê

22/09/2010

A Fundação SOS Mata Atlântica comemora o Dia do Tietê (22/09), nesta quarta-feira, das 9h às 13horas, promovendo a segunda edição da “Praia no Tietê”. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do rio e dos esforços que vêm sendo feitos para despoluir e reintegrá-lo ao cotidiano das cidades por onde passa, ao longo dos seus 1.100 quilômetros, em especial no trecho da Marginal na cidade de São Paulo.

“O Rio Tietê está marginalizado e isolado da população na região Metropolitana de São Paulo. Queremos mostrar que na medida em que vai sendo recuperado contribui para melhoria da paisagem urbana e pode ser uma opção para o transporte coletivo e atividades de lazer junto as suas margens”, explica Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica.

Além da representação do cenário de "Praia", com guarda-sóis, cadeiras e esteiras para os banhistas, no canteiro que margeia o rio Tietê ao longo da Marginal (entre as pontes das Bandeiras e Cruzeiro do Sul), barcos navegarão no Tietê, da barragem da Penha à Ponte das Bandeiras, com a participação especial da equipe de aventura da Canoar e do esportista Dan Robson.

Neste ano haverá também a simulação de uma ciclovia, com o objetivo de mostrar que é possível criar um corredor seguro para ciclistas e pedestres, com acessos junto às pontes. “O dia 22 também é o Dia Mundial Sem Carro e devemos lembrar que o rio também poderia ser uma alternativa de transporte coletivo, favorecendo a mobilidade na cidade de São Paulo”, comenta Malu.

A utilização dos canteiros nas marginais do Tietê possibilita que a população estreite os laços com o rio e com a cidade ao redor, percebendo que cada um é responsável pela manutenção desse patrimônio por meio de cobranças de políticas públicas voltadas à qualidade de vida, às prioridades que são indicadas para os candidatos aos cargos eletivos e também no que se refere ao consumo sustentável, a reciclagem e uso da água.

A “Praia no Tietê” é realizada pelo programa Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, voltado à mobilização social para gestão integrada da água e da floresta, fortalecimento e aprimoramento de políticas públicas e campanhas do setor, e onde estão inseridos os projetos relacionados ao tema água, que tiveram início com o Núcleo União Pró-Tietê. 

Essa ação remete também ao tema de saneamento que está na Plataforma Ambiental elaborada para os candidatos nesta eleição e faz um alerta à sociedade para a necessidade de aprimoramento das políticas públicas voltadas à qualidade de vida e à continuidade de obras públicas como o Projeto Tietê, que são de longo prazo e dependem de enormes investimentos.

 

Projeto de despoluição do Tietê

O rio tem sido palco das ações de mobilização da sociedade desde 1991, quando a SOS Mata Atlântica - em parceria com a Rádio Eldorado - reuniu 1.200.000 assinaturas num abaixo-assinado entregue ao Governo do Estado de São Paulo.

O projeto de despoluição do rio Tietê teve início em 1993 e está entrando na sua terceira etapa. No trecho do rio que compreende a Capital, ao longo das Marginais, poucos avanços são percebidos por quem transita ou vive nessa região, mas um dos maiores incômodos causados pelo odor já diminuiu significativamente, a ponto de possibilitar a realização de performances como essa e o planejamento de ações integradas de transporte público com navegação, ciclovias e parques lineares junto às margens do rio.


O Projeto Tietê

A cargo da SABESP com recursos do Bid – Banco Interamericano de Desenvolvimento -, o Projeto Tietê entra, nesta data, em sua Terceira Etapa que prevê um conjunto de obras e ações até o ano de 2018.

A Rede das Águas realiza o monitoramento da qualidade da água em mais de 300 pontos de coleta em 194 rios e córregos da bacia hidrográfica do Rio Tietê, com indicadores de percepção, que associados a parâmetros físicos, químicos e biológicos, medidos por grupos sociais, mensalmente, resultam no retrato ambiental da bacia do Tietê de acordo com a sociedade. Esse retrato das bacias hidrográficas e sub-bacias do Tietê, que vem sendo elaborado desde 1993 e sistematizado ao longo da Segunda Etapa do Projeto Tietê ( 2000 a 2008) será entregue oficialmente à SABESP e ao BID pela Fundação para servir de marco referencial para os indicadores que serão monitorados pela sociedade até 2018.

Com base nesse retrato de percepção ambiental a sociedade poderá indicar prioridades, construir cenários para usos futuro da água nas diferentes regiões hidrográficas do Tietê e cobrar resultados efetivos.

A SABESP participará da mobilização da Praia No Tietê com ações da 6ª Ecomobilização, atividade de mutirão comunitário que vem sendo realizada em córregos e reservatórios da Capital.  O presidente da estatal, Gesner Oliveira e os gestores do Projeto Tietê, engenheiro Carrela e Andréa Ferreira farão o anuncio oficial do início da Terceira Etapa do projeto.     

Sobre a SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma entidade privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental. A entidade desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável e proteção e manejo de ecossistemas. Para outras informações, acesse www.sosma.org.br.


Serviço

Evento: “Praia do Rio Tietê”
Data: 22 de setembro (quarta-feira)
Local: Ponte das Bandeiras, Marginal do Tietê, São Paulo – SP
Horário:  das 9h às 13h

 

Fonte: SOS Mata Atlântica

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca