ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • FIP

Abertas inscrições para o seminário Imprensa e Organizações da Sociedade Civil

20/02/2014

 


 

  • Encontro reúne 100 profissionais de comunicação, especialistas e lideranças sociais;
  • Programação inclui diálogo de contextualização, debates e lançamento de pesquisa;
  • Os interessados devem enviar e-mail pelo site do seminário, até 27 de fevereiro, com o pedido de inscrição.

 

    Profissionais de comunicação, especialistas e lideranças que são referência no campo social, representando entidades da sociedade civil, organismos internacionais, academia, setor empresarial e entes governamentais participarão, nos dias 12 e 13 de março de 2014, em Brasília (DF), de extensa programação de atividades que fazem parte do Seminário Nacional Imprensa e Organizações da Sociedade Civil.

    Reunindo cerca de 100 convidados, o evento busca fomentar o debate sobre questões relacionadas às Organizações da Sociedade Civil (OSCs), as quais desempenham papel central para a manutenção do equilíbrio social e a consolidação do regime democrático – daí a importância de construir estratégias que promovam a reflexão sobre o funcionamento do setor, com o propósito de fortalecê-lo, e à sua função na sociedade.

     

    INSCRIÇÕES. O seminário é para convidados, mas, devido à importância da temática, a ANDI e seus parceiros reservaram 20 vagas para outros interessados. O candidato deve enviar um e-mail manifestando o interesse na participação, pelo site do evento, após o que receberá uma Ficha de Inscrição. Importante salientar, porém, que o preenchimento da ficha não implica em inscrição automática no seminário, sendo necessária a avaliação prévia, pelos organizadores.Critérios relativos ao perfil profissional do candidato e à diversidade regional serão utilizados no processo de confirmação.

     

    É na perspectiva de contribuir para que as redações passem a qualificar o debate público em torno do assunto que se realiza o seminário. Durante dois dias, será travado um diálogo em profundidade sobre as potencialidades e problemas deste setor, priorizando aspectos relacionados à sua incidência estratégica para a garantia dos direitos humanos, a justiça social e o desenvolvimento inclusivo/sustentável.

    Os desafios que esta importante esfera de conhecimento e ação enfrenta estão vinculados a aspectos econômico-financeiros e políticos. E foi para investigá-los que temas como marco legal e mecanismos de financiamento e controle das OSCs foram inseridos na programação do seminário, parte integrante da vasta agenda de reflexões sobre o assunto que vem sendo implementada pela ANDI – Comunicação e Direitos e pela Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil.

    PESQUISA. Outro destaque da programação é o lançamento da pesquisa Análise de Cobertura – A Imprensa Brasileira e as Organizações da Sociedade Civil, que radiografa a maneira como 40 diários das diversas regiões do País e quatro revistas semanais trataram das temáticas relativas às OSCs no período 2007-2012, alcançando, portanto, o segundo mandato do presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva e a primeira metade do mandato da presidenta Dilma Rousseff.

     

    Entre outras organizações, participam do encontro a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong); Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE); Instituto Socioambiental (ISA), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE); Instituto Unibanco; Observatório de Favelas; Fundación Avina; Fundação Grupo Esquel Brasil e o Comitê Facilitador da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil.

    COBERTURA ONLINE. A iniciativa da estratégia é da ANDI – Comunicação e Direitos e da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil, em parceria com a União Europeia, Fundación Avina, Instituto C&A, Aliança Interage e Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio da Fundação Grupo Esquel Brasil, do GIFE e da Abong. O patrocínio é da Petrobras.

     

    O Seminário Nacional Imprensa e Organizações da Sociedade Civil terá cobertura online, por meio do perfil da ANDI no Twitter e no Facebook, com a hashtag #imprensaeoscs. Ao final de cada dia, as matérias consolidadas sobre as discussões nas Mesas Temáticas serão postadas no Blog da ANDI. A programação completa está disponível no site do evento.

     

     

    SERVIÇO
    O quê: Seminário Nacional Imprensa e Organizações da Sociedade Civil
    Quando: 12 e 13 de março de 2014
    Onde: Em Brasília (DF), no Mercure Brasília Lider Hotel (SHN Quadra 5 Bloco I - Asa Norte)
    Público-alvo: Profissionais de comunicação, especialistas e lideranças sociais
    Inscrições: Interessados devem enviar e-mail pelo site do evento, com o pedido de inscrição
    Informações: http://imprensaesociedadecivil.andi.org.br/
    Cobertura online: Twitter (com a hashtag #imprensaeoscs), Facebook e Blog

    Estamos à sua disposição para fornecer informações adicionais pelo e-mail imprensaesociedadecivil@andi.org.br ou pelo telefone +55 (61) 2102-6508, com Mateus Vieira.

     

     

     

    PALAVRAS-CHAVE

    • PROJETOS

      • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

    Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
    11 3237-2122
    abong@abong.org.br

    design amatraca